A maioria dos habitantes da região acredita que a criminalidade não está diminuindo e que a violência não vai diminuir. É o que aponta pesquisa feita em agosto pela Faculdade La Salle Estrela, que ouviu 400 moradores de Lajeado, Estrela e Teutônia.
O levantamento mostra a percepção dos moradores dos três principais municípios do Vale do Taquari, em número de habitantes, em relação à segurança. Os números foram apresentados na noite de ontem no 9º Fórum de Ensino Superior.
Cruzando os resultados da pesquisa, um aspecto que chama a atenção é a relação entre a confiança nas instituições policiais e a falta de expectativa quanto à redução dos crimes. Dos entrevistados, 51% consideram o trabalho da Brigada Militar bom ou muito bom. Em relação à Polícia Civil, a confiança é de 48%. Porém a maioria, 72%, não acredita que a criminalidade no Vale do Taquari diminuirá.
Entre as medidas apontadas para a redução dos crimes, estão o combate ao tráfico de drogas e o aumento da quantidade de policiais nas ruas.
Para maioria, violência não afeta
A coordenadora da pesquisa e diretora acadêmica da faculdade, professora Andrea Gerhardt, destaca a falta de percepção dos entrevistados quanto à influência da violência nas suas vidas. Para 59% dos entrevistados, a violência não afeta a vida. “As pessoas deixam de sair à noite, tiveram que botar grades nas casas, mas parece que não conectam esses fatos com o aumento da criminalidade. Elas se sentem inseguras, mas afirmam que a violência não afeta a sua vida”, avalia.
400 entrevistados em 3 cidades
A pesquisa é da La Salle Estrela, com apoio da Fundação La Salle e Câmara do Comércio, Indústria e Serviço (Cacis) de Estrela. Foi realizada por 186 acadêmicos selecionados por edital. É o terceiro ano em que o levantamento é feito pela faculdade. Nas edições anteriores, porém, a abrangência era restrita ao município.
Este ano, a pedido das instituições da segurança pública, o trabalho foi ampliado para Lajeado e Teutônia. A escolha se deu em função do tamanho da população.
Foram aplicadas 33 questões, com questões voltadas para a percepção de segurança nos municípios e bairros, grau de satisfação sobre segurança nas comunidades e percepção da população sobre os órgãos de segurança.
Resultados
Sensação de segurança
– 33% dos entrevistados já sofreu algum tipo de violência
– 52% chamariam a polícia caso sofressem alguma violência
– 72% acreditam que a violência não diminuirá
– 59% dizem que suas vidas não foram afetadas pela criminalidade
– 65% não se sentem seguros saindo de casa à noite
– 60% se sentem seguros caminhando pela cidade
– 75% se sentem seguros dentro de suas casas
Avaliação da força policial
– 51% acham que o desempenho da Brigada Militar é bom ou muito bom
– 48% acham que o desempenho da Polícia Civil é bom ou muito bom
Matheus Chaparini: matheus@jornalahora.inf.br