Maioria não acredita na redução da violência, diz estudo da La Salle

Vale do Taquari

Maioria não acredita na redução da violência, diz estudo da La Salle

Levantamento da Faculdade La Salle mostra percepção da comunidade em relação à violência na região

Maioria não acredita na redução da violência, diz estudo da La Salle
Vale do Taquari

A maioria dos habitantes da região acredita que a criminalidade não está diminuindo e que a violência não vai diminuir. É o que aponta pesquisa feita em agosto pela Faculdade La Salle Estrela, que ouviu 400 moradores de Lajeado, Estrela e Teutônia.

O levantamento mostra a percepção dos moradores dos três principais municípios do Vale do Taquari, em número de habitantes, em relação à segurança. Os números foram apresentados na noite de ontem no 9º Fórum de Ensino Superior.

Cruzando os resultados da pesquisa, um aspecto que chama a atenção é a relação entre a confiança nas instituições policiais e a falta de expectativa quanto à redução dos crimes. Dos entrevistados, 51% consideram o trabalho da Brigada Militar bom ou muito bom. Em relação à Polícia Civil, a confiança é de 48%. Porém a maioria, 72%, não acredita que a criminalidade no Vale do Taquari diminuirá.

Entre as medidas apontadas para a redução dos crimes, estão o combate ao tráfico de drogas e o aumento da quantidade de policiais nas ruas.

Para maioria, violência não afeta

A coordenadora da pesquisa e diretora acadêmica da faculdade, professora Andrea Gerhardt, destaca a falta de percepção dos entrevistados quanto à influência da violência nas suas vidas. Para 59% dos entrevistados, a violência não afeta a vida. “As pessoas deixam de sair à noite, tiveram que botar grades nas casas, mas parece que não conectam esses fatos com o aumento da criminalidade. Elas se sentem inseguras, mas afirmam que a violência não afeta a sua vida”, avalia.

400 entrevistados em 3 cidades

A pesquisa é da La Salle Estrela, com apoio da Fundação La Salle e Câmara do Comércio, Indústria e Serviço (Cacis) de Estrela. Foi realizada por 186 acadêmicos selecionados por edital. É o terceiro ano em que o levantamento é feito pela faculdade. Nas edições anteriores, porém, a abrangência era restrita ao município.

Este ano, a pedido das instituições da segurança pública, o trabalho foi ampliado para Lajeado e Teutônia. A escolha se deu em função do tamanho da população.

Foram aplicadas 33 questões, com questões voltadas para a percepção de segurança nos municípios e bairros, grau de satisfação sobre segurança nas comunidades e percepção da população sobre os órgãos de segurança.

Resultados

Sensação de segurança
– 33% dos entrevistados já sofreu algum tipo de violência
– 52% chamariam a polícia caso sofressem alguma violência
– 72% acreditam que a violência não diminuirá
– 59% dizem que suas vidas não foram afetadas pela criminalidade
– 65% não se sentem seguros saindo de casa à noite
– 60% se sentem seguros caminhando pela cidade
– 75% se sentem seguros dentro de suas casas

Avaliação da força policial
– 51% acham que o desempenho da Brigada Militar é bom ou muito bom
– 48% acham que o desempenho da Polícia Civil é bom ou muito bom

Matheus Chaparini: matheus@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais