“Vamos agradecer a nossa vida, a nossa família e as nossas amizades.” As palavras do padre Antônio Puhl ecoavam pela principal rua de Lajeado e recebiam aplausos dos pedestres durante a caminhada com estudantes de 11 escolas da cidade, além de integrantes de três projetos sociais.
Dessa forma iniciou a comemoração do Dia de Ação de Graças no município. Ao todo, mais de 1,4 mil crianças participaram da celebração cristã. A partida foi do Parque Professor Theobaldo Dick, às 8h30min. A passeata subiu pela rua Alberto Torres até a Júlio de Castilhos.
Na sequência, os estudantes se dirigiram à Igreja Matriz Santo Inácio de Loyola. Na recepção, música, com a orquestra e coral do projeto Cantando e Tocando Alegria de Viver, da Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e Adolescente (Slan).
A diretora do Centro Lenira Maria Müller Klein da Slan, Leda Johann, afirma que o momento é de agradecer. “Gratidão é tema incluído em todos os nossos projetos pedagógicos aplicados durante o ano. E pelo nosso trabalho com as crianças e adolescentes tentamos transmitir isso às famílias e a toda a comunidade.”
Conforme o padre Puhl, o Dia de Ação de Graças nasceu como uma forma de unir as pessoas para celebrar a colheita, como forma de agradecer a Deus e compartilhar o alimento.
A programação continuou durante todo o dia. À tarde, a celebração na igreja foi com alunos das escolas municipais e o encerramento teve missa especial à noite.

Igreja Matriz ficou lotada para a celebração da Ação de Graças. Mais de 1,4 mil alunos estiveram no templo na manhã de ontem. Dia de agradecimentos encerrou com missa especial
Corredor da paz
No trecho onde está a prefeitura, alunos das turmas de Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Colégio Madre Bárbara recepcionavam os participantes da caminhada. Com bandeiras, corações e mensagens de paz, aplaudiam o cortejo.
A responsável pela Pastoral Escolar, professora de Ensino Religioso do colégio, Carla Markus, destaca que a caminhada simboliza que as atitudes precisam surgir de cada indivíduo. “Fomos às ruas para espalhar a paz e agradecer por tudo. Também como uma forma de motivar as pessoas para fazer o mesmo”, diz.
Aula de solidariedade
Entre os momentos marcantes do Dia de Ação de Graças, está a iniciativa do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Castelo Branco. O grupo reuniu alunos para doar sangue no Hemovale.
A ação foi realizada ontem por cinco alunos do 3º ano do Ensino Médio, e foi organizada pelo presidente do Grêmio Estudantil, Eduardo Missio, 17. Ele conta que agendou o horário na semana passada, e muitos alunos se interessaram, mas nem todos puderam participar, porque menores de idade só podem ser acompanhados pelos pais.
“Ação de Graças é uma data de agradecimento pelas conquistas das nossas vidas, mas também é uma data dedicada a ajudar o próximo. Além dessa, realizamos outras atividades de cunho social durante o ano, para fortalecer a solidariedade”, conta.
Mesmo não podendo doar este ano, Missio acompanhou os alunos ontem e seu sentimento é de gratidão por ter organizado a ação.
Filipe Faleiro: filipe@jornalahora.inf.br | Colaboração: Bibiana Faleiro