Um dos setores econômicos mais importantes do Vale estará em debate amanhã, 22, no 7º Fórum Itinerante do Leite e 12º Fórum Tecnológico do Leite. Com a perspectiva de reunir cerca de 500 pessoas, as discussões são voltadas a produtores, profissionais da cadeia produtiva, cooperativas, estudantes, autoridades e líderes do segmento.
Os trabalhos iniciam às 7h30min. A parte da manhã ocorre na Sociedade Esportiva e Recreativa Gaúcho. Algumas das atividades da tarde serão realizadas no Colégio Teutônia. As inscrições podem ser feitas em www.colegioteutonia.com.br/forumdoleite, onde também consta a programação completa. A entrada é gratuita.
Promovido pelo Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados (Sindilat), Secretaria Estadual e Ministério da Agricultura, Emater, Fundesa, Fetag e Farsul, o Fórum Itinerante ocorre primeira vez na região. Já o Fórum Tecnológico, organizado anualmente pelo Colégio Teutônia, tem apoio da Emater, Fetag e as cooperativas Languiru, Certel, Sicredi e administração municipal.
Os dois fóruns têm como tema central “Tecnologias para aumento da renda na produção leiteira”. Painéis, oficinas e debates sobre novidades e informações gerais sobre a cadeia produtiva fazem parte da programação.
Conforme o coordenador do Fórum Tecnológico e da Educação Profissional do Colégio Teutônia, Márcio Mügge, o tradicional evento da instituição ganhou ainda mais relevância ao ser unificado com o Fórum Itinerante. Segundo ele, como o Sindilat tinha planos de promover um encontro no Vale do Taquari no segundo semestre deste ano, decidiu-se conjugar as programações.
“A cada edição, a gente propõe o debate sobre novas tecnologias de produção, para que os produtores tenham uma capacidade de renda sustentável”, explica Mügge. Em meio à crise do setor do leite, o professor destaca a importância da discussão sobre como produzir com mais eficiência e menos custos.
Temas atuais
Entre os assuntos do evento, estão a importância das condições térmicas para a produção e qualidade do leite, ferramentas para gestão com foco na lucratividade e eficiência energética e energia alternativa aplicada na propriedade. Também serão abordados reprodução e controle de doenças reprodutivas, panorama da tuberculose e brucelose, dietas para vacas em lactação e outros.
De acordo com o secretário-executivo do Sindilat, Darlan Palharini, o Fórum Itinerante sempre busca propiciar o debate sobre temas contemporâneos. Segundo ele, a escolha dos assuntos foi feita em conjunto com representantes do setor na região. Ressalta que, além de especialistas, haverá depoimentos de produtores sobre as práticas abordadas.
Aos interessados, ele lembra que a Emater disponibilizará transporte gratuito ao local do evento, bem como almoço e lanches ao longo da programação.
Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br