Comunidade de Linha Germano comemora 120 anos

Teutônia - Origens do município

Comunidade de Linha Germano comemora 120 anos

Localidade foi a segunda picada aberta pelos imigrantes alemães na então Colônia Teutônia

Comunidade de Linha Germano comemora 120 anos
Teutônia

A Linha Germano estará em festa neste domingo, 25. A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Melanchton celebra 120 anos de fundação, com programação durante o dia inteiro. Os festejos incluem culto, resgate histórico, homenagens, almoço festivo, baile, entre outras atrações.

Na semana passada, o presidente da comunidade, Paulo Bayer, visitou a administração municipal para convidar para as festividades o prefeito Jonatan Brönstrup. Na ocasião, foram relembrados aspectos históricos da Linha Germano.

A localidade foi a segunda picada a ser aberta na então Colônia Teutônia, sob o nome de Picada Herrmann, em 1860, cujo primeiro templo luterano foi construído em 1898. A primeira picada foi Glück Auf (“Picada Boa Sorte”), em 1858, hoje bairro Canabarro.

Depois a comunidade de Linha Germano foi denominada Melanchton, em homenagem a Philipp Melanchton, reformador, astrólogo e astrônomo alemão, principal líder do luteranismo após a morte de Martin Luther. A inauguração da atual igreja, em 1960, coincidiu com os 400 anos da morte do pensador.

Programação

A celebração deste domingo inicia às 9h30min, com culto festivo. Por volta das 11h, haverá queima de fogos e, em seguida, a comunidade será conduzida à Associação Cultural de Linha Germano pelos músicos. No salão, será apresentado o histórico da fundação da igreja. Às 11h45min, ocorre o pronunciamento de autoridades, seguido de mensagem do presidente Bayer.

Ao meio-dia, será servido almoço ao valor de R$ 30. Depois os ex-presidentes e pastores da comunidade Melanchton serão homenageados. À tarde, haverá apresentação de grupo de danças alemãs, seguida de baile com a Super Banda Santa Cruz. Brinquedos infláveis, sorteio de brindes e rifa beneficente fazem parte das atividades. O valor arrecadado será investido na reforma do telhado da igreja.

Escola comunitária foi construída em 1920 com recursos dos moradores

Escola comunitária foi construída em 1920 com recursos dos moradores

História

Conforme informações da diretoria da comunidade Melanchton, os primeiros registros em ata da entidade têm início em outubro de 1905, todos escritos na língua alemã gótica, até janeiro de 1941. As primeiras reuniões trataram sobre a necessidade de reformar a igreja, feito que contou com intensa mobilização do povoado local.

A partir de 1º de janeiro de 1952, os integrantes da comunidade definiram os limítrofes de associados da comunidade de Linha Germano, com Boa Vista e Paverama. A Linha Travessão também consistiu em referência para demarcar as duas comunidades. Não eram aceitos como sócios moradores de fora dos limites traçados.

Em agosto de 1955, o pastor da época apresentou o rascunho da planta da igreja projetada por um engenheiro de Ijuí, mas o projeto não teve continuidade. Em janeiro de 1959, foi apresentado outro projeto de reforma da igreja. Em fevereiro, contudo, a comunidade avaliou que uma reforma não seria suficiente, pois a igreja estava em péssimo estado de conservação. Foi então apresentado o projeto de uma nova construção.

Edificação da atual igreja foi concluída em 1960

Edificação da atual igreja foi concluída em 1960

Para erguer o templo, ficou decidido que cada sócio deveria trabalhar cinco dias gratuitamente. Quem não pudesse, deveria pagar mil cruzeiros ou colocar alguém para substituí-lo. Em setembro de 1959, ficou decidido que o zinco da igreja seria vendido. Com o valor arrecadado, seria comprado zinco novo para nova estrutura.

As janelas seriam doadas pelos sócios. O altar seria modificado e comprado novo. Em 2 janeiro de 1960, a contribuição de cada associado passou a ser de 2 mil cruzeiros até o fim do primeiro semestre. Após a conclusão da obra, a anuidade diminuiu para cada associado.

Em 3 de abril de 1960, decidiu-se marcar a inauguração da igreja para 22 de maio e que, a partir do ano de 1961, o kerb seria realizado no primeiro domingo do mês de maio. Em 1992, a data do kerb da comunidade Melanchton foi transferida para o segundo domingo de maio. Em janeiro de 1998, a comunidade festejou o centenário da igreja, ocasião em que foi feita a reforma da escadaria.

Curiosidades

Em janeiro de 1984, iniciou a construção de um anexo à sociedade para também servir de necrotério. O velório era realizado na igreja. A obra foi realizada com o auxílio do Coro Misto, Coro de Homens e Oase e membros da comunidade. A conclusão do novo necrotério ocorreu em 1991, com a instalação de água, energia e a pintura.

As primeiras aulas da localidade foram ministradas na igreja de 1898, em alemão. Em 1920, foi inaugurado o prédio escolar, construído com recursos dos próprios moradores, na maioria agricultores. A partir daí, as aulas passaram a ser em português. Em 5 de maio de 1923, foi convocada uma reunião para unir as duas escolas comunitárias existentes.

Em março de 1963, decidiu-se ampliar a escola. Foram utilizadas as pedras do muro do cemitério para fundação da estrutura. Cada membro deveria contribuir com 2 mil cruzeiros até o fim de 1965. Em janeiro de 1964, a contribuição passou a ser de 4 mil cruzeiros, devido ao aumento de gastos com a construção.

Enquanto a escola Duque de Caxias era comunitária, o professor que ministrava as aulas tinha uma casa cedida pela comunidade para morar. A residência existe até hoje.

Acompanhe
nossas
redes sociais