Tropilha Farrapa é destaque no Enart

Lajeado

Tropilha Farrapa é destaque no Enart

CTG teve o melhor desempenho de sua história no principal evento de tradições gaúchas

Tropilha Farrapa é destaque no Enart
Lajeado

Seis troféus foram conquistados pelo CTG Tropilha Farrapa, nesse fim de semana, no 33º Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart). O evento ocorreu em Santa Cruz do Sul, com a participação de quatro mil competidores em 23 modalidades. Trata-se da melhor performance obtida pela entidade de Lajeado, em 39 anos de existência.

Os títulos conquistados foram de 1ª lugar na modalidade Destaque do Enart 2018 (que soma todos os desempenhos individuais); 1º lugar em Bandoneon, com Lauri Sagave; 2º lugar em Danças Tradicionais – Força B; 2º lugar em Danças Gaúchas de Salão, com a dupla de dançarinos Mateus Bomm e Renata Presser; e 3º lugar em Violino ou Rabeca, com Natália Cima. Na etapa classificatória, a invernada adulta também garantiu a segunda colocação.

Conforme a patroa do Tropilha, Clarice Batista Borges, a entidade está em uma “fase muito boa”, de ascensão nas participações em eventos. “É a compensação de todo o trabalho da instituição. Para nós, é muito importante isso para manter a nossa cultura viva”, ressalta. Segundo ela, os títulos servem de inspiração para que as novas gerações se mantenham dentro da entidade.

A noite de ontem foi de comemoração na sede da instituição. Os integrantes se reuniram e levaram os troféus ao galpão para celebrar as conquistas de domingo. Fundado em outubro de 1979, o CTG tem cerca de 300 sócios e em torno de cem dançarinos. Em maio deste ano, o Tropilha também foi destaque na conquista de Jéssica Thaís Herrera como 1ª Prenda do RS.

Façanha inédita

Da 24ª Região Tradicionalista (RT), a entidade de Lajeado também teve a melhor participação. De acordo com a coordenadora regional, Luce Carmen da Rosa, os êxitos são resultantes da dedicação e da persistência do grupo na “busca de um sonho”.

“O grupo todo esteve focado durante o ano inteiro. Após a jornada de trabalho durante o dia e estudos à noite, se encontravam na sede do CTG para ensaiar até as 3h”, ressalta Luce.

A coordenadora frisa a importância das conquistas, lembrando que foi a melhor performance obtida pela região em 49 anos de existência da 24ª RT. “Nós só temos a agradecer muito por todo o empenho e pela representação que os competidores fizeram, não só do CTG Tropilha Farrapa, mas da cidade de Lajeado e também da 24ª Região Tradicionalista”, enaltece.

Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais