Limonada no pilão e muita ceva

Arte e Prazer

Limonada no pilão e muita ceva

Enquanto dentro dos pavilhões da indústria a Expovale mostra o que há de mais moderno no mercado, um quiosque localizado na praça de alimentação preserva o aspecto rústico que, somado ao calorão que tem presenteado a feira, dá um clima…

Limonada no pilão e muita ceva
Vale do Taquari

Enquanto dentro dos pavilhões da indústria a Expovale mostra o que há de mais moderno no mercado, um quiosque localizado na praça de alimentação preserva o aspecto rústico que, somado ao calorão que tem presenteado a feira, dá um clima litorâneo ao evento.

A estrutura feita de bambu abriga a produção de limonada no pilão. O espaço é comandado por Jairo da Silva, 58, e Josefina Vaccaro, 54. O casal é de Triunfo e trabalha vendendo bebidas desde 1986, quando instalaram um bar em Capão da Canoa, o Colibri Voador – nome usado até hoje. Depois, foram para Capão Novo e faz cerca de quatro anos passam o verão na Praia do Rosa, em Santa Catarina.

Entre as temporadas, o casal pega a estrada rumo a feiras, eventos e exposições pelo RS, além do litoral catarinense. Foi durante a Semana Farroupilha de 2002, quando estavam em Porto Alegre, que desenvolveram a caipirinha no pilão. “É uma receita de família”, afirma ele.

A mistura leva limão, mel, açúcar, canela, cachaça e gelo. É claro que a bebida faz sucesso entre os adultos. Porém Silva notou que o componente alcoólico é um fator de impedimento para expor em alguns eventos, sem contar os casos em que os clientes precisam dirigir em seguida. “Eu dava um copinho com degustação para os pais e as crianças ficavam com vontade. Então, decidi fazer a limonada.”

Substituindo a cachaça pela água, o Colibri Voador ganhou mais clientes. Na Expovale, então, muita gente recorre à limonada para se refrescar. O copo de 440ml custa R$ 5; o de 550ml custa R$ 10; e o de 770ml, R$ 15. “A limonada é totalmente natural. Usamos mel puro, limão sarado”, completa.

Cervejas em evidência

Pela primeira vez, as cervejarias têm um espaço de expressão dentro da feira. Prost Bier, Salva e Bella Vista ditam o clima de descontração na praça de alimentação. Segundo a supervisora de comunicação e branding da Fruki, Jaqueline Hartmann, a Expovale é uma oportunidade para evidenciar a linha de cervejas, lançada há pouco.

O público está bastante envolvido com as ações propostas no evento, conta. “Estamos muito entusiasmados com o sucesso da feira e com a aceitação do público em relação aos nossos produtos. Acreditamos muito nesse tipo de ação e na relação que construímos com a comunidade”, diz.

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