Com o intuito de praticar um esporte diferente e superar os limites, Leonardo Souza, 24, de Marques de Souza, participará pela primeira vez do MegaRace. Destaca que será uma experiência diferente e única. “Pelo que vi, será bastante divertido, vamos ver como vou me sair.”
Praticante de futebol, Souza comenta que gostou do que os amigos falaram e decidiu se desafiar. “Gosto de testar meus limites e também ter novas experiências.”
Além dele, cerca de 700 pessoas se inscreveram para as provas no Sítio Moinhos do Campo, localizado na Estrada Linha Delfina, em Bom Retiro do Sul. Neste ano, outro destaque será a participação de pessoas de fora do país. Um quarteto foi formado por um atleta da Espanha, dois da Colômbia e um do Uruguai.
O evento inicia às 7h, com a entrega dos kits até as 7h45min. A primeira largada será às 8h30min. A prova conta com os percursos de seis quilômetros (com 23 obstáculos) ou dez quilômetros (30 obstáculos). A disputa é caracterizada por ser uma corrida de obstáculos, na qual o atleta deve superar dezenas de desafios em meio à lama.
O evento ocorre com condição meteorológica. De acordo com os organizadores, existem alguns lugares cobertos para quem quiser assistir às provas.
“Se sujar faz bem”
Renã Zanatta fez a prova de 6km em março deste ano. Neste domingo, ele e três amigos participam no quarteto 6km. “O diferencial das provas são os obstáculos. Se sujar faz bem.”
A expectativa dele é que a prova tenha mais obstáculos envolvendo água, barro e adrenalina. “O evento é diferenciado pois, além de testar os limites das pessoas, também promove diversão.”
Campeão geral no 10km, Luken Goettens busca novamente o título. Para ele, a maior dificuldade são os obstáculos. “É uma prova muito dura, com muito mais obstáculos e provavelmente com um percurso com bastante subidas.”
Na opinião de Goettens, a experiência é única. “Participo porque gosto de novos desafios e também pra testar meus limites.”
Número de participantes se mantém
Desde a primeira edição, em abril do ano passado, o número de participantes cresce. No primeiro evento, em 2017, pouco mais de 200 atletas se inscreveram. Seis meses depois, foram cerca de 650. O número se manteve nas duas edições deste ano.
“O pessoal está querendo testar seus limites, se superar e se divertir, por isso que a cada evento cresce o número de participantes”, conta Michele Villa, da organização.
Ela relata que o trajeto foi todo modificado e a cada edição serão projetadas provas maiores com obstáculos mais difíceis. “Temos um espaço de 50 hectares de terra. Queremos manter e melhorar a qualidade do evento.”
De acordo com Michele, a disputa na lama costuma testar o psicológico dos participantes, exigindo não só aptidão física, mas também equilíbrio mental. No trajeto, serão colocadas paredes de madeira, arames farpados, cordas, fogo, além de muita água e lama. Os atletas precisam rastejar na lama, carregar objetos pesados, passar pelos obstáculos enquanto percorrem os trajetos em meio à natureza.
Além das provas, o evento terá atividades como muro de escalada e tirolesa. Entre as demais atrações, food trucks e DJs.
Kit Atleta
O kit atleta, com camiseta, chip, número de peito e medalha de participação, pode ser retirado neste sábado, das 9h às 16h, na CSN Suplementos (rua Olavo Bilac, 520, bairro Florestal, em Lajeado). Também no dia e local da prova, das 7h às 7h45min. É preciso apresentar o termo de participação e um documento com foto.
Número de participantes
10km competição
Masculino: 60 participantes
Feminino: 28 participantes
Quartetos: 9 – 36 participantes
6km competição
Masculino: 115 participantes
Feminino: 51 participantes
Quartetos: 20 – 80 participantes
6km participação
Masculino: 78 participantes
Feminino: 167 participantes
Quartetos: 10 – 40 participantes
1km Kids
Feminino: 15 participantes
Masculino: 26 participantes
Total de participantes: 696
Programação
7h às 7h45min: Entrega dos kits no local do evento
8h30min: Primeira largada
Ezequiel Neitzke: ezequiel@jornalahora.inf.br