A fórmula para uma empresa manter-se sustentável passa por adaptar-se às mudanças e exigências do mercado. Dentro desse contexto, na noite dessa sexta-feira, 16, o A Hora oficializou o status de grupo durante o lançamento das revistas Valores e TUDO, quando também apresentou o reposicionamento da marca.
Acompanhando as transformações da sociedade, o A Hora passa a ser mais do que uma empresa jornalística e se consolida como grupo de soluções em comunicação – prestando serviço como editora, instituto de pesquisa e de curadora e produtora de conteúdo para as marcas.
“Para que uma empresa seja sustentável, é preciso que ela evolua e se adapte”, frisa o diretor-geral do A Hora, Adair Weiss. Resultado do cumprimento dessa tarefa, a organização se torna ainda mais influente na comunidade onde está inserida e se torna ainda mais qualificada para contribuir com o desenvolvimento local.
A Expovale, palco desta celebração do A Hora, para o diretor editorial, Fernando Weiss, não poderia ter sido melhor escolha para apresentação das novidades da empresa.
“A feira é vitrina das empresas da região. Cabe a nós, como grupo de comunicação, mostrar as inovações e transformações do setor.”
O grupo
Com compromisso firmado e reconhecido pelo Vale do Taquari com o impresso de A Hora já faz 16 anos, dentro da empresa há outras possibilidades de negócios em soluções em comunicação. Com equipes voltadas a contribuir com outras organizações, como forma de indicar rumos e alternativas na área de comunicação, o eEstúdio de Conteúdo do grupo legitima parcerias com agências de publicidade, escritórios de branding ou direto com clientes.
Conforme Adair Weiss, o novo posicionamento do A Hora transcende o jornalismo factual. “Temos objetivo de ser cada vez mais úteis e atraentes ao mercado. Nesse sentido, se valer da credibilidade do impresso para ajudar no fortalecimento das marcas.”
No entanto, entre as soluções do Grupo A Hora, separa-se a “igreja do Estado”, pois a redação de jornalismo continua atuando de maneira independente, criteriosa, profissional e responsável.
“É só com este trabalho de apuração profissional, sério e com base nas técnicas do jornalismo profissional que se mantém a força do veículo e sua influência social”, sustenta Weiss.
Diretor comercial do A Hora, Sandro Lucas acredita que as transformações da empresa estabelecem melhores respostas e novas conexões para trazer soluções às marcas da região.
“Percebemos o quanto precisa ser feito e as oportunidades existentes para que as empresas se comuniquem melhor com seus públicos. É momento das marcas dizerem o que pensam, como pensam e por que pensam dessa forma”, enfatiza.
Nesse sentido, segundo ele, uma das principais tendências do mercado é que os consumidores querem compreender mais sobre as marcas aquilo que consomem, algo que não se faz somente com publicidade, mas sim com projetos integrados e, sobretudo, verdadeiros e que entregam valor à sociedade.
REPOSICIONAMENTO DA MARCA A HORA
A Hora amplia suas unidades de negócios e se reposiciona como grupo de mídia e de serviços. Além dos jornais impressos, amplia as atividades existentes e estabelece um movimento sistemático de inovação e parcerias para novos produtos e serviços. Alianças estratégicas norteiam os pilares dos negócios existentes e os em desenvolvimento. Com isso, A Hora aumenta a possibilidade de atendimento dos seus serviços para além das fronteiras do Vale do Taquari.
O foco é produzir conteúdo e prestar serviços de qualidade, com a curadoria editorial do A Hora, por meio de alianças sólidas e parceiros reconhecidos no mercado.
Valores
Muito além de identificar as empresas e personalidades mais lembradas no Vale do Taquari, a Revista Valores mostra a importância de reconhecê-las como marcas e símbolos de sucesso e desenvolvimento da região.
Há seis meses, o núcleo de pesquisa do A Hora, em parceria com o Instituto Nexus, entrevistou 1,5 mil pessoas nos meses de maio e junho nas seis microregiões do Vale do Taquari – Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Teutônia, Taquari e Encantado.
O trabalho que resultou na revista Valores consistiu em método de pesquisa de amostragem por segmento, em dez categorias, de forma espontânea.
Com o objetivo de apurar as marcas mais lembradas em 95 segmentos e as cinco personalidades, os entrevistados foram questionados sobre qual empresa lhes vem à cabeça quando pensam em determinado produto ou serviço. Na sequência, o entrevistador perguntou o motivo pelo qual a lembrança veio à memória, para invocar atributos como qualidade, tradição, economia, praticidade, entre outros.
“O papel que o jornal tem exercido para além de informar não tem gerado apenas conhecimento, mas identidade regional”, afirma a presidente do Codevat, Cíntia Agostini.
Tudo 2018
Dos 16 anos de A Hora, o anuário TUDO 2018 se mostra como um dos mais audaciosos projetos jornalísticos da empresa. Durante 30 dias, o repórter e colunista Rodrigo Martini percorreu a Europa para buscar ideias nos países berços da colonização do Vale do Taquari – Itália, Alemanha e Portugal – que podem ser implementadas na região.
“Este anuário vai permitir que traçemos uma análise melhor do que somos, do que podemos ser enquanto região e onde precisamos inovar”, destaca Adair Weiss.
O TUDO revela políticas públicas desenvolvidas nos países do Velho Continente, na área de mobilidade urbana, saneamento básico, incentivo às empresas, entre outras temáticas.
“Foi uma experiência ímpar. É muito satisfatório perceber que problemas aparentemente sem solução podem serem resolvidos com ações simples, mas efetivas” conta Martini.
Ainda segundo ele, o TUDO provoca nossos gestores , empresários e comunidade a refletir sobre nossas mazelas com o que há de melhor na sociedade organizada dos países de origem dos nossos antepassados.
Revista Valores
O resultado da pesquisa foi revelado no TOP 100, evento promovido no Clube Tiro e Caça no mês passado, com a entrega dos troféus as 95 marcas e cinco personalidades mais lembradas no Vale do Taquari.
Para surpresa de todos, das 95 marcas mais lembradas, apenas nove não são, genuinamente do Vale – ou seja, 90% das marcas mais rememoradas pelos consumidores são locais. As outras 86 têm sede ou matriz na região.
Presidente da Acil, Aline Eggers vê na revista Valores a consolidação do sucesso e do destaque das marcas da região com o reconhecimento dos consumidores.
“Além de mostrar a força do Vale do Taquari, com a revista Valores, estas ‘TOP 100’ marcas mais lembradas também poderão ser reconhecidas fora da região”, ressalta.
Cristiano Duarte: cristiano@jornalahora.inf.br