Com o tema “Viajar te ensina a contar histórias”, a Gincana 2018 da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nova Viena também instigou o sentimento de empatia e promoveu uma ação beneficente no bairro.
Uma das provas desafiava as quatro equipes (Anúbis, Momehtbi, Ilimité e Los Calaveras) a arrecadar alimentos perecíveis. No total, os cerca de cem alunos do 6 ao 9° ano conseguiram juntar 800 quilos.
A quantidade surpreendeu a professora e uma das organizadoras da gincana, Clara Castro Bunchner, 57. Em média, cada aluno arrecadou cerca de oito quilos de comida. “Tem pessoas que pensam que gincana é matação de aula. Só que numa gincana os alunos acumulam conhecimentos, aprendem sobre convivência e ainda fazem o bem”, ressalta.
Na sexta-feira, 9, os alimentos foram repassados para duas famílias e cinco entidades: Adefil, Apaf, Aapecan, Slan e Casa de Passagem. “Esse foi um momento para prestarmos contas à sociedade e mostrarmos o empenho dos nossos alunos em prol do próximo”, destaca a diretora Elisangela Zanatta.
Além da arrecadação de alimentos, a gincana contou com um dia de tarefas, mateada e noite cultural. A equipe Ilimité foi a campeã.
Elogio
Representante da Adefil, Reni Lawall classificou como “impressionante” a quantidade de alimentos arrecadados pelos alunos. Conforme ela, eles serão usados para os lanches dos participantes de oficinas da Afefil, além de ser doado para famílias de deficientes físicos com dificuldades financeiras.
Para Almir Eckhardt, da Aapecan, a iniciativa da escola encoraja os alunos a participarem de ações sociais. “Essas doações nos ajudam a manter as nossas atividades com os portadores de câncer”, ressalta.
Gisele Porto, da Apaf, agradeceu os alunos pelo apoio na arrecadação de alimentos. Conforme ela, as doações serão usadas para fornecer lanches aos pacientes da FundeF. “Tem gente que vem de todo o estado e fica o dia inteiro em Lajeado para os atendimentos”, comenta.
Coordenadora pedagógica da Slan, Angelisa Klein também enalteceu o empenho dos alunos. Os alimentos doados servirão para as refeições dos 600 alunos nos três centros de atendimento da instituição.
Fábio Kuhn: fabiokuhn@jornalahora.inf.br