O espaço Mundo Cooperativo, na Expovale, será o palco para uma confraternização entre a equipe do A Hora com líderes regionais, empresários e público da feira. Às 20h, a empresa de comunicação entrega a revista Valores, apresenta o reposicionamento da marca e lança a edição 2018 do Anuário TUDO.
Conforme o diretor-geral do A Hora, Adair Weiss, o encontro será um momento para compartilhar a publicação Valores. “Todo o trabalho já foi feito. O planejamento, a pesquisa, a tabulação e a produção da revista. Foram seis meses de muita dedicação até o término desta primeira edição.”
A Expovale é o local propício para essa celebração, realça Weiss. “A feira é uma vitrine das empresas e será o mesmo para o prêmio Top 100 e a Valores.” Junto com essa confraternização, o A Hora também apresenta o reposicionamento da marca.
De acordo com o diretor-geral, as transformações na sociedade exigem dinamismo das organizações. “Se trata de uma necessidade latente. Uma empresa que se pretende ser sustentável, precisa evoluir e se adaptar.” Cumprir com essa tarefa, frisa Weiss, significa ser mais influente na comunidade e capaz de contribuir para o desenvolvimento local.
Mais do que um jornal
O jornal atinge parte da população do Vale, realça Weiss. “Alcança uma parcela importante. Mas há outro mundo em que as empresas de comunicação estão atuando, que é o aperfeiçoamento da publicidade.”
Por esse movimento o A Hora ganha status de grupo. Passa a ser mais do que uma empresa jornalística e começa a trabalhar com gestão comunicacional, editora, instituto de pesquisas e empresa de logística de pequenas entregas. “Os veículos impressos no país e no mundo estão atentos a dois fatores. Deve se ter audiência, no nosso caso, são os leitores, e a outra é o serviço que presta.”

Estúdio de Conteúdo trabalha no desenvolvimento de soluções na área de comunicação para empresas e organizações
Dentro das unidades do A Hora, há equipes voltadas para contribuir com as outras empresas, como forma de indicar caminhos e alternativas na área de comunicação, explicita Weiss. Por meio do Estúdio de Conteúdo, se legitima parcerias com agências publicitárias, escritórios de branding ou direto com os clientes.
Essa atuação, sustenta o diretor, transcende o jornalismo factual. “O objetivo é ser mais útil e atraente para o mercado. Se valer da credibilidade do impresso para ajudar no fortalecimento das marcas. Mas, claro, separando a igreja do Estado, pois a redação de jornalismo continuará atuando de maneira independente, criteriosa e responsável.”
Jornalismo independente
“Há bastante tempo, o A Hora discute e inova em produtos.” Conforme o diretor de Redação e de Conteúdo, Fernando Weiss, esse movimento é feito devido às transformações do mercado e da sociedade.
Essa readaptação da empresa, garante, não interfere na produção do jornalismo factual. “A independência editorial é fundamental. “Só com esse trabalho de apuração profissional, sério e com base nas técnicas do jornalismo profissional se mantém a força do veículo e sua influência. Mesmo ofertando produtos e serviços de cunho comercial, não haverá mistura na produção do impresso.”
Volta às origens
O anuário TUDO 2018 tem uma proposta audaciosa, de buscar na Europa possibilidades para serem implantadas no Vale do Taquari. “Isso permitirá traçar uma análise melhor do que somos, do que podemos enquanto região e onde precisamos avançar”, analisa Weiss.
Durante um mês, o repórter e colunista do A Hora, Rodrigo Martini, viajou por Portugal, Itália e Alemanha para conhecer políticas públicas desenvolvidas nos países do Velho Continente, na área de mobilidade urbana, saneamento básico, incentivo às empresas, entre outras temáticas.
Para saber
1. A produção jornalística se transforma frente à imersão tecnológica e abre oportunidade para conteúdos direcionados para nichos específicos. A Hora se transforma em grupo. Isso sem perder o foco do jornalismo diário.
2. Junto com o reposicionamento da marca, A Hora lança a Revista Valores. A publicação apresenta as empresas premiadas pelo primeiro Top 100. As distinções das marcas mais lembradas foram entregues após pesquisa com os consumidores da região.
3. Na edição do anuário TUDO 2018, A Hora voltou às pátrias dos imigrantes que ajudaram na construção e no desenvolvimento do Vale do Taquari. Em Portugal, Alemanha e Itália, a reportagem buscou o material para a publicação.
Filipe Faleiro: filipe@jornalahora.inf.br