Em vistoria do Ministério Público (MP) e da Vigilância Sanitária nos mercados Dois Guris e Blau, no bairro Conventos, foram apreendidos 600 quilos de carnes impróprias para o consumo. Conforme o promotor Sérgio Diefenbach, a ação de controle de qualidade dos alimentos na região era planejada fazia mais de um ano.
O primeiro movimento começou com trabalho de conscientização dos proprietários de diversos estabelecimentos da cidade, conta o promotor. “Chamamos os empresários para cursos e orientação.”
Essa segunda fase é a de fiscalização. Segundo Diefenbach, operações desse sentido serão rotineiras, a partir do trabalho conjunto da vigilância municipal, estadual, dos sistemas de inspeção, do Procon, Brigada Militar, MP e Polícia Civil.
“Esse trabalho periódico tem o intuito de garantir a qualidade dos produtos de origem animal para os consumidores”, realça o promotor. Na vistoria de ontem, diz, foram encontrados produtos fora do prazo de validade e carnes mal conservadas. Os alimentos aprendidos foram doados para uma ONG que cuida de animais abandonados.
Os estabelecimentos vistoriados, diz o promotor, foram escolhidos devido a recorrentes reclamações dos clientes.
Risco à saúde
Pela lei, a carne exposta para os clientes deve estar condicionada a uma temperatura mínima de menos 15ºC. “Chegamos nos locais, e estava em menos 5ºC. Isso apresenta um grande risco, devido à proliferação de bactérias.”
Segundo ele, diversas doenças, por vezes sem causa definida, acontecem devido à ingestão de alimentos fora dos padrões.
Os estabelecimentos vistoriados foram autuados e terão de responder um processo administrativo.
Filipe Faleiro: filipe@jornalahora.inf.br