Uma das novidades da Expovale 2018 é o novo formato da sessão de negócios, promovida pelo Sebrae. O evento, realizado ontem no salão social da Acil, reuniu 44 empresários, promovendo 484 encontros e trocas de cartão. A partir dessas aproximações, a perspectiva de negócios é de R$ 1,4 milhão, de acordo com a organização.
Em cada mesa, se reúnem até sete empresas. O cronômetro marca um minuto para que cada um apresente seu trabalho. Na sequência, todos trocam de mesa, seguindo um roteiro estabelecido pela organização, e seguem as sessões. Ao fim do evento, todos empreendedores tiveram contato com todos.
Mais oportunidades
Nas edições anteriores, as empresas interessadas em vender faziam inscrição e as reuniões eram agendadas previamente de acordo com o interesse das empresas âncoras.
Para a coordenadora do encontro, Claudia Regina Kuhn, o novo formato oportuniza um melhor aproveitamento. “O momento econômico provoca esse tipo de atitude. Nós precisamos ter um posicionamento de proatividade”, diz.
O encontro reuniu empresários de diversos ramos como mídia, organização de eventos, indústrias, criadouros de peixes, agronegócios. Além das empresas do Vale do Taquari, a sessão de negócios atraiu empreendores de Caxias do Sul, Gravataí, Santa Cruz do Sul, entre outras cidades gaúchas.
Inteligência artifical
Sérgio Luis Pestana representou uma empresa de Porto Alegre que trabalha com inteligência artificial. Eles desenvolveram uma plataforma que monitora e analisa termos e marcas nas redes sociais. “A gente faz uma análise do perfil das pessoas, quem são, o que gostam, qual a percepção delas sobre determinada marca”, explica.
O objetivo no evento era se aproximar de pequenas e médias empresas. Pestana considera que o resultado foi positivo e deve render negócios em breve. Ele é responsável pela parte comercial da empresa, que existe desde 2002 e conta com cinco pessoas no seu quadro.
Programação de hoje (14/11)
8h30min – Operação de loja para encarregados e líderes, na Carreta Agas
13h30min – Palestra para os professores do projeto PENSE (Sicoob), no Mundo Cooperativo
17h45min – Palestra As Chaves do Empreendedorismo (Uniodonto), no Mundo Cooperativo
19h – Coquetel de confraternização com dentistas (Uniodonto), no Mundo Cooperativo
19h30min – Fontes renováveis de energia: um caminho para a sustentabilidade, no auditório
20h30min – Licenciamento ambiental e gerenciamento de resíduos sólidos: exigências legais e benefícios às empresas, no auditório
22h – Tributo a Tim Maia com Tonho Crocco, no pavilhão de shows
Matheus Chaparini: matheus@jornalahora.inf.br