A Rede de Saúde Divina Providência assume a administração do Hospital Estrela. A transferência será oficializada hoje, às 10h, na instituição. A casa de saúde foi fundada em 1929. A gestão é feita pelas Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã, mantida pela Associação Franciscana de Assistência à Saúde.
Com o Hospital Estrela, a rede Divina Providência passa a gerenciar cinco instituições de saúde no RS. Duas ficam em Porto Alegre (Independência e o Divina Providência), uma em Arroio do Meio (São José) e a outroa em Progresso (Santa Isabel). Os valores da negociação não foram informados.
A partir de amanhã, inicia o período de transição. A estimativa é que a partir de janeiro a administração fique em definitivo com a Rede. A organização tem mais de dois mil funcionários e 2,4 mil médicos credenciados. Por ano, realiza cerca de 21 mil cirurgias, atende com mais de 2.030 funcionários e 2.464 médicos credenciados, realiza, ao ano, em torno de 21 mil cirurgias, 160 mil atendimentos ambulatoriais e 99 mil exames.
Complexo
O Hospital Estrela conta com UTI adulto e neonatal, clínica médica e cirúrgica. Atendimento pediátrico, centro obstétrico, cirúrgico, saúde mental e pronto-socorro 24 horas por dia.