Olhar para o futuro

Editorial

Olhar para o futuro

A cooperação como aliada da competição. Essa é a mensagem repassada por duas das maiores empresas associativas do Vale do Taquari após firmarem parceria. Dália Alimentos e Languiru unem esforços para garantirem a sobrevivência no mercado. O momento histórico ocorreu…

A cooperação como aliada da competição. Essa é a mensagem repassada por duas das maiores empresas associativas do Vale do Taquari após firmarem parceria. Dália Alimentos e Languiru unem esforços para garantirem a sobrevivência no mercado. O momento histórico ocorreu na manhã desse sábado, durante a abertura do espaço Mundo Cooperativo.
O exemplo das organizações se encaixa no conceito de “coopetição”. Em linhas gerais, é uma estratégia que combina características do trabalho conjunto com a competição. Pelo acordo, as duas empresas dividirão parques fabris e produção para ampliar a atuação de ambas no mercado.
Com vantagens recíprocas, as cooperativas compartilham negociações e experiências. Uma atitude marcante e que, sem dúvida, terá repercussão no futuro, com o fortalecimento de ambas.
As consequências para a sociedade regional ainda são difíceis de medir. Só o futuro dirá. Neste início de parceria, se tem uma ideia de onde se pode chegar. Devido ao histórico das duas cooperativas, a estimativa é de bons resultados.
[bloco 1]
As similaridades entre Languiru e Dália vão além do modelo associativo e da produção de leite e cortes de suínos. No passado, enfrentaram dificuldades e se reinventaram. Foram construídas pelo esforço coletivo, pois no DNA ambas são sustentadas pela organização popular e pela persistência em busca de melhores condições à comunidade local e seus associados.
Pela evolução nas gestões, abriram oportunidades para os trabalhadores do campo e da cidade. Por meio da adoção do planejamento estratégico, garantiram resultados positivos e ampliaram sua importância econômica e social na região.
Esses conceitos de administração moderna foram implantados nas cooperativas. Por meio dessa profissionalização, as empresas coletivas cumprem a missão de promover o desenvolvimento econômico e social dos associados, garantindo políticas de apoio, assistência técnica, balizamento de preço e transparência com os produtores.
Fica o desejo que essa união de forças contribua ainda mais para o Vale e, mais uma vez, rompa paradigmas com vistas no bem comum e no desenvolvimento por meio da geração de emprego e renda para a população.

Acompanhe
nossas
redes sociais