O curso de novos soldados da Brigada Militar começa hoje. A recepção ocorre às 10h, no auditório do Colégio Castelo Branco, em Lajeado. No Vale do Taquari, são 90 alunos, que ficarão entre sete a oito meses em treinamento. Na tarde de ontem, os dois mil servidores chamados pelo governo do Estado embarcaram às regiões onde passam pela formação.
Conforme o responsável pelo Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO), Ricardo Hoffmann, o curso é complexo por trabalhar as aptidões de um policial e de um militar. “Temos que prepará-los para tudo o que podem encontrar no trabalho.”
Segundo ele, as duas primeiras semanas serão de adaptação, com mais dedicação aos conceitos de instrução militar. Depois disso, o curso será por etapas. Ao término do terceiro ciclo, iniciam o estágio. Com isso, poderão acompanhar militares veteranos em abordagens e no policiamento na rua.
Indefinição
Após passarem pelo treinamento, o CRPO não tem informações de quantos militares reforçarão os quartéis no Vale do Taquari. “Isso vai depender da política do próximo governo”, realça o comandante Hoffmann.
De acordo com o oficial, devido à troca de governo, os critérios para escolha dos locais onde os militares servirão ainda não estão definidos.
Filipe Faleiro: filipe@jornalahora.inf.br