Nem só de adultos se faz o público da Expovale 2018. As crianças foram as protagonistas de mais uma edição do Leituraço, realizado nesse domingo. Desta vez, o evento do A Hora teve parceria da Sicoob Meridional e Companhia Aprendiz.
Cerca de 15 meninos e meninas participaram da ação. A tarde começou com a brincadeira “E daí…” em que a jornalista Victória Lieberknecht começou uma narrativa e pediu que as crianças continuassem de acordo com a sua imaginação. Na sequência, ela conduziu uma atividade alusiva à alimentação, pedindo para que as crianças fizessem movimentos, como pular com uma perna só.
Além disso, os pequenos foram incentivados a pensar em simples cálculos do dia a dia. Essa brincadeira contou com o Sipaguito, o mascote em forma de máquina de cartão. Usando o teclado numérico da fantasia, os pequenos podiam simular cálculos. Eles ainda receberam livretos com explicações sobre cooperativismo para crianças e kits de guloseimas da Docile.
O encerramento da tarde foi marcado com muita música. Ricardo Petter, da Companhia Aprendiz, embalou o encontro com canções que exaltam a alegria da infância.
A vendedora Luiza de Almeida, 20, aproveitou o dia bonito para passear com a cunhada Aline, 7, e com a afilhada, Laura, 8. Logo que chegou à feira, soube do Leituraço e levou as meninas. “Estou achando muito legal essas brincadeiras. Hoje a gente não vê mais isso”, comenta.
Quem também saiu com as crianças foi a auxiliar de cozinha Eliane Rosa, 29. A moradora do bairro Universitário embalava no colo o João Gabriel, de 7 meses, enquanto a Maria Eduarda, 5, se divertia. “Acho muito interessante esse tipo de coisa. A Maria é muito ativa e gosta”, diz a mãe.
Gesiele Lordes: gesiele@jornalahora.inf.br