Todo fim de semana, milhares de corredores tomam as ruas em todo país para praticar um exercício físico ou competir. Praticantes de uma modalidade que cresce a cada ano, a corrida de rua, eles conseguem conciliar uma rotina pesada de trabalho com a atividades físicas.
Um exemplo disso é o casal Bruno Conte e Géssica Teston, de Marques de Souza. Eles participarão da última etapa do Circuito dos Vales, neste domingo pela manhã, em Lajeado, na distância de 5km. “Poder compartilhar momentos diferentes como esse ao lado da namorada é legal, é incrível”, diz Conte.
Sedentário, Conte relata que começou a correr incentivado pela namorada e também para melhorar de vida. “Minha vida mudou completamente, perdi peso, ganhei fôlego, hoje não me vejo sem correr.”
Quem também vai correr acompanhado da namorada é Douglas Dorr, de Teutônia. Ele e Mariani Oliari participarão de outra prova. No sábado à noite, em Teutônia, ocorre mais uma edição do Sicredi Night Run. Enquanto Dorr disputa a prova dos 10km, Mariani corre nos 5km. “Corremos juntos às vezes durante a semana. É bom namorar alguém que pratica esportes, esporte é saudável e só traz benefícios, e se conseguir conciliar com o namoro, melhor ainda”, revela Dorr.
“Sinto muita falta quando não consigo treinar.”
Incentivada pela atleta de Estrela, Alkine Risse, a estudante de Jornalismo, Mariana Wermann, viu nas corridas uma maneira de mudar de vida. Em 2017, em uma promessa de fim de ano, colocou como objetivo diminuir o peso e voltar a ter uma vida mais saudável. Após uma reeducação alimentar e aumento de exercícios, perdeu 15 quilos.
Em março deste ano, disputou a primeira corrida e para sua própria surpresa subiu ao pódio. Desde então, participou de outras provas na região e venceu mais quatro vezes. “Busco superar meus limites sempre, seja nos treinos ou competições.”
Mariana conta que não se vê mais sem correr. “Minha qualidade de vida aumentou muito depois que comecei a correr e sinto muita falta quando não consigo treinar.”
Dicas para uma boa prova
De acordo com o fisioterapeuta Felipe Graziola, para ter um bom resultado na prova, é preciso descansar bem no dia anterior. Sugere também uma boa alimentação e hidratação, estando bem preparado física e mentalmente, e, antes da prova, fazer um bom aquecimento. “Se a pessoa conseguir fazer tudo isso, além de ter um bom resultado na prova, não terá problemas com lesões.”
Sicredi Night Run
A prova contará com 2,3 mil atletas. Será realizada na sede da Sicredi Ouro Branco, em Teutônia, a partir das 17h, nas modalidades de caminhada (5km), corrida nas distâncias 800m, 2,5, 5 e 10 quilômetros. O percurso da corrida e caminhada é todo urbano e possibilita que os visitantes conheçam o Centro Administrativo, um dos pontos turísticos da cidade.
O kit de cada participante é composto de camiseta, número de peito, chip de cronometragem (inscritos na modalidade corrida) e medalha de participação. Pode ser retirado no dia, das 9h às 18h30min.
A noite será animada por um DJ. Às 22h, inicia o show da banda Jon & Rock, de Lajeado. Praça de alimentação com food trucks e cervejeiros locais estará à disposição a partir das 18h. “Estão todos convidados a acompanhar deste evento que reúne famílias e amigos em prol de uma melhor qualidade de vida. Nosso pátio estará aberto para a comunidade se reunir, acompanhar a programação do evento e confraternizar na praça de alimentação” convida o diretor-executivo da Sicredi Ouro Branco, Neori Ernani Abel.
Circuito dos Vales
A quinta e última etapa do Circuito dos Vales ocorre neste domingo em Lajeado com a participação de 685 atletas. A largada para a corrida e caminhada será às 9h no Parque do Imigrante e integra as programações da Expovale. A atividade é uma parceria entre governo de Lajeado, Bioteam Academia e Imec. Voluntários trabalharão no fechamento de ruas e entrega de camisetas e água durante a prova.
Conforme um dos organizadores, Guilherme Marder, a adesão à prova bateu todos os recordes, desde que ela foi criada. “A procura pelas inscrições foi empolgante, a cidade conta com muitos atletas da modalidade.” Marder destaca a parceria com a Expovale e o fato de ser a final do Circuito como um dos pontos que fez ter muitos inscritos.
Marder conta que o Circuito dos Vales cresceu muito este ano e a tendência é de aumentar ainda mais em 2019. “As pessoas estão procurando cada vez mais provas de corrida para se desafiar.”
O kit atleta é composto por camiseta, número de peito, chip descartável e medalha de participação. Será disponibilizado neste sábado, das 11h às 16h, na loja DMF Esportes, do Shopping Lajeado, e no domingo, das 7h30min às 8h30min, no local da prova.
Ezequiel Neitzke: ezequiel@jornalahora.inf.br