Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBS) marcaram o encerramento de uma temporada dourada para Jaqueline Weber, de Teutônia. A atleta conquistou ouro na prova dos 1500m e prata nos 800m, com disputas acirradas com Gisele Aparecida, que ponteia o ranking nacional adulto.
“Foi mais uma vez um campeonato de bom nível técnico, em que o topo do pódio foi definido nos metros finais. Fiquei muito feliz com a vitória, pois estamos em um período de transição, em que tive três semanas de férias, retornando há duas semanas para esta competição e, mesmo assim, consegui manter bons resultados.”
Jaque já soma oito medalhas nos JUBS, tornando-se uma das principais da história gaúcha do desporto universitário. “Sempre tive um carinho especial pelo esporte universitário, pois tenho ao meu lado o maior atleta brasileiro da história, detentor de seis medalhas em mundiais da categoria, que é o Fabiano. Entendo que o esporte aliado aos estudos é um caminho promissor para juventude.”
A temporada de 2018 foi especial para Jaque, que por nove meses liderou o ranking nacional adulto nas provas, venceu três etapas dos GPs Sul Americanos, foi campeã Pan-Americana Universitária, campeã Brasileira Universitária, medalha de bronze no Troféu Brasil de Atletismo (principal competição da América Latina) e fez a melhor marca pessoal nos 800m.
“Encerro muito feliz esta que foi a melhor temporada de minha carreira. Foram muitas medalhas de ouro, tanto em torneio preparatórios, de nível estadual quanto em campeonatos nacionais e internacionais. Isso mostra que estamos em um caminho promissor para as próximas temporadas que serão desafiadoras.”
Para 2019 a atleta buscará índice e qualificação para os Jogos Pan Americanos, Jogos Mundiais Universitários, Campeonato Sul Americano de Atletismo e o lugar mais alto do pódio no Troféu Brasil de Atletismo.