Na estação das flores, o clima é convidativo para aproveitar os dias em meio à natureza.
É nesta época que ocorre o Concerto da Primavera que este ano ocorre no domingo, a partir das 17h, no Jardim Botânico.
Segundo o governo municipal, a principal ideia é fazer com que as pessoas conheçam o Jardim Botânico e utilizem o espaço com maior frequência.
A 4ª edição será animada pelas melodias da Orquestra Jovem e da Orquestra de Concertos de Lajeado (Oclaje). Para assistir, as pessoas são convidadas a levar cadeira. Também será oferecida água quente e erva-mate. Em caso de mau tempo, o evento será cancelado.
Jardim Botânico
Com mais de 230 espécies de plantas, o lugar que antes era destinado à agricultura foi adquirido pela prefeitura em 1995. Abriga espécies de árvores de todas as regiões do RS.
Bromélias, palmeiras do sul e cactos também fazem parte das matas onde se encontram muitas espécies botânicas ameaçadas de extinção, além das casacatas e animais que vivem nesta natureza.
O lugar é convidativo para piqueniques, rodas de chimarrão e passeios pelas trilhas até as cachoeiras, podendo ser guiadas pelos funcionários do Jardim Botânico.
Para preservar essa vegetação e todo o ambiente natural, são elaborados projetos e aulas de conscientização e educação ambiental com a comunidade da região.
Durante a semana, o local pode ser visitado das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h30min. Aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 19h, sem fechar ao meio-dia. O endereço é rua Carlos Spohr Filho, ERS-413, 3655, bairro Moinhos d’Água.
De segunda a quinta-feira, das 8h às 11h e das 14 às 16h, o momento é reservado à comunidade, na retirada de mudas cultivadas em suas matas.