No começo da fabricação da cerveja, todas elas eram Ales (pronuncia-se eiles), feitas com cevada ou trigo maltado e submetidas às leveduras naturais da atmosfera. Porém, com a chegada do verão, muitas cervejas estragavam com as mudanças de temperatura. Foi quando alguns mestres-cervejeiros passaram a deixar as cervejas maturando em barris dentro de cavernas com a neve das montanhas, fazendo o chamado lagerung, que significa em alemão “estocagem”, “armazenamento”.
As leveduras, que fazem todo o serviço na fabricação da cerveja, sofriam o efeito do frio e se assentavam no fundo dos tanques, e fermentando a temperaturas mais baixas (5-10°C) essas cervejas produzem menos aromas, sabores e cores comparando com as Ale, criando a grande família das Lagers, que respondem por mais de 90% das cervejas consumidas no mundo.
As American Light Lagers, American Lagers e International Pale Lagers são as cervejas de primeira escolha e as que dominam o mercado por meio de grandes ações de marketing e baixo preço. São cervejas que podem ir de uma cor amarelo pálido até um dourado intenso, com um aroma suave doce, que pode contrastar com o picante ou de ervas dos lúpulos utilizados. Devem ser tomadas a temperatura de serviço muito baixas e têm uma grande facilidade de serem bebidas em grandes quantidades, justamente para matar a sede.
As cervejas da família das Ales, em que as leveduras fazem a fermentação a temperaturas mais altas (15-25°C) e no topo dos tanques de fermentação, vão produzir muito mais aromas, sabores e cores, produzindo bebidas mais complexas em comparação com as Lagers.
As cervejas Ales podem ir de cores amarelo turvas, nas Witbiers e Weissbier (cervejas à base de malte de trigo), passando pelas douradas APAs, IPAs e Golden Strong Ales, até as muito escuras Porters e Stouts. Já os aromas, nas Ales, podem ir das suaves doçuras dos biscoitos e casca de pão, passando pelos aromas complexos dos lúpulos cítricos e florais até os aromas de café, chocolates e defumados.
Na próxima semana, começaremos a falar sobre cada um desses estilos, sua história e harmonização de comidas – e não se esqueça: vamos falar de cerveja! Envie sua sugestão para gastro@jornalahora.inf.br.
Algumas cervejas Lagers para serem conhecidas:
Pilsen, Bock, Doppelbock, Dortmunder Export, Dunkel, Schwarzbier, Rauchbier,Vienna Lager e Helles.
Ales para começar a degustar:
Witbier, Weiss ou Weizen, APA, IPA, Stout, Porter, Barleywine, Dubbel e Tripel.