Galinha escabelada da Lauren

Minha dica

Galinha escabelada da Lauren

Folheando o caderninho já amarelo e cheio de receitas na mãe, Lauren Waiss da Rosa, 26, ajudava na cozinha de casa desde pequena. Ela era encarregada de ler a receita e separar os ingredientes não por obrigação, mas por gostar…

Galinha escabelada da Lauren

Folheando o caderninho já amarelo e cheio de receitas na mãe, Lauren Waiss da Rosa, 26, ajudava na cozinha de casa desde pequena. Ela era encarregada de ler a receita e separar os ingredientes não por obrigação, mas por gostar de participar e colaborar com os afazeres.

“Eu adorava acompanhar todo o processo e ver as transformações. Eu olhava o caderninho que minha mãe montou desde jovem com carinho e meu olhos de criança se perdiam em suas páginas”, lembra. Foi então que nasceu o gosto pela culinária que ela mantém até hoje.

Quando vivia em casa, não tinha o hábito de cozinhar. Fazia alguns doces e poucas vezes elaborava algo mais estruturado. Mas quando foi morar sozinha passou a receber os amigos e tinha vontade de fazer uma boa receita para recebê-los. “A necessidade é a mãe dos saberes, né?”

Lauren Waiss

A sua curiosidade a fazia assistir a alguns programas de TV sobre o tema, sendo seu favorito o Anonymus Gourmet. “Eu amava olhar as receitas e todos os adereços que o apresentador possuía. Alguns pratos que aprendi com 13 anos ainda faço hoje, com algumas adaptações”.

Ela lembra que nessa época, como não cozinhava, contava à mãe todos os detalhes e imprimia as receitas, para que pudessem elaborá-las juntas. Na medida em que foi crescendo, a busca por novos pratos e técnicas passou a se encontrar nas mídias digitais. “As receitas que mais gosto e que são aprovadas pelos amigos e pelo meu noivo vão para o meu caderninho de receitas.”

Natural de Porto Alegre e moradora de Lajeado, Lauren não tem um estilo de culinária específico. Gosta de cozinhar o que tem vontade, mas acredita que seus preparos caminham mais pela cultura italiana.

Lauren é professora, e trabalha perto da casa dos pais, por isso, com sua rotina corrida, geralmente almoça com eles, ou na escola. É nos fins de semana que prepara algo muitas vezes com a companhia do noivo. “Gosto muito de fazer sobremesas e bolos”.

Quando marca uma janta com os amigos, eles já vão elaborando uma lista de suas preferências, sendo a mais aclamada a galinha escabelada. Estrogonofe, lasanhas e panquecas são outros pratos muito presentes em seu repertório culinário. Para a sobremesa, a receita preferida é a suprema de uva, torta de bolacha, torta de limão ou o merenguinho.

“É algo que me faz bem. Cozinho para estar feliz e fazer as pessoas para quem preparo minhas receitas ainda mais felizes também.”

INGREDIENTES

• 1 peito de frango desossado e sem gordura
• 3 tomates maduros
• 1 fio de óleo
• Sal a gosto
• Pimenta a gosto
• 1 dente de alho picado
• 1 cebola
• 1 pote de requeijão
• 1 pacote de batata palha
• 250 g de queijo
• 1/2 lata de milho-verde
• 1 colher (chá) de extrato de tomate

MODO DE PREPARO

• Pique o frango em cubos e frite com o alho e a cebola, de preferência em panela de ferro, porque fica muito saboroso. Deixe fritar bem, até dourar. Uma dica é adicionar um pouco de molho shoyu quando está começando a dourar.

• Pique os tomates e adicione o frango. Para quem gosta de pimentão, outra sugestão é colocá-lo picado neste momento. Deixe os tomates cozinhando até criar um molho e, caso necessário, adicione aos poucos a água.

• Acrescente uma colher de extrato de tomate. Quando o molho adquirir consistência, acrescente o sal e pimenta. Alguns preferem o molho mais líquido e outros, mais cremoso, por isso, vai do gosto de cada um.

• Acrescente o milho e depois o requeijão. Despeje o conteúdo da panela em uma forma, cubra com queijo e, na sequência, batata palha. Deixe no forno pré-aquecido 220ºC até que o queijo derreta e comece a borbulhar. Dependendo do fogão, pode levar de 15 a 20 minutos. Fica ótimo acompanhado de um bom Mojito.

Acompanhe
nossas
redes sociais