O trunfo da Expovale

Editorial

O trunfo da Expovale

Lajeado e o Vale do Taquari findam os preparativos para mais uma edição da Expovale. A 21ª feira desde 1982. Consolidada como uma das principais exposições comerciais, industriais e de serviços do interior gaúcho, a Expovale traduz a força econômica…

Lajeado e o Vale do Taquari findam os preparativos para mais uma edição da Expovale. A 21ª feira desde 1982. Consolidada como uma das principais exposições comerciais, industriais e de serviços do interior gaúcho, a Expovale traduz a força econômica e empreendedora da região.
Este ano, agrega peculiar atração e atividade. Reúne, durante os dez dias de evento, as principais cooperativas que caracterizam o Vale. O Mundo Cooperativo será a principal novidade do evento que abre amanhã e vai até o domingo, dia 17. E tem tudo para se tornar um marco da Expovale.
O Vale do Taquari concentra um dos maiores índices per capita do país de pessoas ligadas a alguma associação ou cooperativa. O trabalho integrado, estimulado pelas principais instituições cooperativistas da região, criou, ao longo dos últimos anos, um novo e qualificado modelo de sucesso. As feridas abertas com a falência da Coopave parecem, de vez, superadas.
Por ser a maior feira regional, com expressão estadual, conceder espaço privilegiado às cooperativas é acerto e aposta estratégica da comissão organizadora, presidida por Valmor Scapini. A força econômica e o impacto social do sistema cooperativado do Vale do Taquari estão presentes em cada uma das 38 cidades.
[bloco 1]
Trazer eventos técnicos, dar vitrina e enaltecer o trabalho cooperativo é fundamental para consolidar o modelo em construção. Mas, é também, reunir num mesmo espaço representantes e diretores das instituições regionais para discutir saídas e soluções para os desafios que se apresentam no mercado contemporâneo e no mundo globalizado, impactado pela inovação e a tecnologia.
Parte da programação do Mundo Cooperativo integra debate sobre isso, ainda que de forma mais sucinta. A decisão de privilegiar as cooperativas, dando-lhes um espaço arrojado e especial, fará muito bem para a Expovale. Ao passo que ela cresce em qualidade nas exposições comerciais, industriais e de serviços, o Mundo Cooperativo pode ser o grande trunfo para tornar a feira o principal espaço e momento gaúcho em que se discute os rumos do sistema cooperativista.
Nada melhor do que a Expovale para reunir e concentrar discussões, debates e ideias sobre o nosso principal modelo econômico, de sustentabilidade da agricultura familiar e também de desenvolvimento do interior e da cidade.

Acompanhe
nossas
redes sociais