As mesas da sala 103 do Sesi ficaram cobertas de maquetes e protótipos de projetos esta semana, nas noites de segunda, terça e quarta-feira, para a 1ª Mostra de Projetos Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Lajeado. Cerca de cem alunos se dividiram na apresentação de 22 projetos de quatro turmas, com temas relacionados ao cotidiano e ao ambiente de trabalho onde estão inseridos.
Responsável pela atividade, a coordenadora pedagógica, Anice Maria Nunes, conta que a elaboração dos projetos começou em agosto, na aula de Seminário de Formação para o Mundo do Trabalho, com temas sobre robótica, qualidade de vida, sustentabilidade ambiental, relações no ambiente de trabalho, entre outros.
Segundo a coordenadora, a metodologia da atividade é desenvolvida por meio de projetos de pesquisa ativa, buscando o desenvolvimento integral do estudante e a formação de competências e habilidades pela resolução de problemas.
“Os professores orientadores ensinaram todo o processo de pensar um problema, fundamentá-lo e elaborar o projeto passo a passo, até chegar em uma solução”, conta.
A mostra foi o momento de compartilhar e valorizar o trabalho dos alunos com as famílias e a comunidade em geral que, segundo Anice, elogiou muito a criatividade das exposições. “Com certeza é importante para nossos alunos, porque eles se sentem capazes de desenvolver coisas maiores, e ficam felizes com os resultados que apresentam”, lembra.
As quatro turmas foram coordenadas pelas professoras Cristiane Navarro, Daniela Brunetto César, Lusiana Batista do Amaral e Solange Dalazen Zenere, com a supervisão de Anice e do analista de Educação, Daniel Bazanella.
Para quem tiver interesse, o período de matrículas já está aberto para o próximo ano.
Bibiana Faleiro: bibiana@jornalahora.inf.br