Os vereadores aprovaram ontem o projeto de lei do Executivo que autoriza a concessão do direito de uso de terras pertencentes ao município à Associação dos Moradores do Bairro Carneiros. A área tem cerca de 2,3 quilômetros quadrados e será usada pela entidade para a construção de uma nova sede. O prazo de concessão é de cinco anos, com possibilidade de renovação por igual período.
Conforme a justificativa da matéria, os terrenos poderão ser usados pela associação para atividades de integração entre os moradores, eventos cívicos, culturais, assistenciais e recreativos para o desenvolvimento do bem-estar dos associados e da população que frequenta a região. A proposta foi aprovada por unanimidade.
Outras oito matérias sugeridas por parlamentares foram analisadas na sessão de ontem. De autoria dos vereadores Carlos Eduardo Ranzi (MDB) e Ederson Spohr (MDB), foi aprovada a regulamentação da doação de bens inservíveis pelo município para fins sociais e entidades de caridade. Sete denominações de ruas também foram chanceladas pela câmara.
Uso do coração
Por oito votos a sete, foi rejeitado o requerimento de Ranzi que pedia o encaminhamento de ofício ao Ministério Público para a instauração de ação civil pública contra o prefeito Marcelo Caumo (PP). Segundo ele, houve “promoção pessoal e eleitoral” na utilização do coração no letreiro instalado no Parque Prof. Theobaldo Dick, visto que o mesmo símbolo marcou a campanha de Caumo em 2016.
Conforme a vereadora Mariela Portz (PSDB), a solicitação do colega não teria fundamento, já que o coração é usado em pontos turísticos de diversas localidades e consiste em um “símbolo universal” do amor. “Todas as cidades utilizam o coração como símbolo do amor. Estamos passando vergonha ao discutir esse assunto aqui”, criticou.
Baratas na escola
Nos pronunciamentos iniciais, Ranzi parabenizou o Executivo por cumprir a promessa referente à aquisição de vagas nas creches particulares e alertou para a situação vivenciada na escola municipal Jeito de Criança, no bairro Moinhos d’Água. Segundo ele, vazamentos na fossa séptica estão causando transtornos para a rotina da instituição.
Conforme o parlamentar, o mesmo problema havia acontecido em 2016 e, por meio de requerimento da câmara, a gestão anterior do governo solucionou o problema de forma paliativa. Contudo, os vazamentos voltaram e precisam de resposta imediata da atual administração.
Posto de saúde
Sérgio Kniphoff (PT) anunciou a conquista de uma emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil, articulada junto ao deputado federal Henrique Fontana (PT), para a aquisição de mobiliário e equipamentos para o posto de saúde que está em construção no bairro Santo Antônio, próximo ao Condomínio Novo Tempo. Segundo o vereador, é preciso garantir os serviços básicos às cerca de mil famílias que usufruem do programa habitacional Minha Casa Minha Vida na localidade.
Recuperação da ERS-413
Ingressou na casa projeto de lei do Executivo que propõe um convênio entre o município e o estado para a recuperação do trecho da ERS-413 no bairro Conventos. De acordo com o vereador Waldir Blau (MDB), são diversas as reivindicações da comunidade local para obras simples de melhorias na rodovia, que esbarram na morosidade do Daer.
Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br