Legislativo aprova doação de terreno no bairro Carneiros

Lajeado

Legislativo aprova doação de terreno no bairro Carneiros

Associação de moradores ganhará direito de uso de área inutilizada pelo município

Legislativo aprova doação de terreno no bairro Carneiros
Lajeado

Os vereadores aprovaram ontem o projeto de lei do Executivo que autoriza a concessão do direito de uso de terras pertencentes ao município à Associação dos Moradores do Bairro Carneiros. A área tem cerca de 2,3 quilômetros quadrados e será usada pela entidade para a construção de uma nova sede. O prazo de concessão é de cinco anos, com possibilidade de renovação por igual período.

Conforme a justificativa da matéria, os terrenos poderão ser usados pela associação para atividades de integração entre os moradores, eventos cívicos, culturais, assistenciais e recreativos para o desenvolvimento do bem-estar dos associados e da população que frequenta a região. A proposta foi aprovada por unanimidade.

Outras oito matérias sugeridas por parlamentares foram analisadas na sessão de ontem. De autoria dos vereadores Carlos Eduardo Ranzi (MDB) e Ederson Spohr (MDB), foi aprovada a regulamentação da doação de bens inservíveis pelo município para fins sociais e entidades de caridade. Sete denominações de ruas também foram chanceladas pela câmara.

Uso do coração

Por oito votos a sete, foi rejeitado o requerimento de Ranzi que pedia o encaminhamento de ofício ao Ministério Público para a instauração de ação civil pública contra o prefeito Marcelo Caumo (PP). Segundo ele, houve “promoção pessoal e eleitoral” na utilização do coração no letreiro instalado no Parque Prof. Theobaldo Dick, visto que o mesmo símbolo marcou a campanha de Caumo em 2016.

Conforme a vereadora Mariela Portz (PSDB), a solicitação do colega não teria fundamento, já que o coração é usado em pontos turísticos de diversas localidades e consiste em um “símbolo universal” do amor. “Todas as cidades utilizam o coração como símbolo do amor. Estamos passando vergonha ao discutir esse assunto aqui”, criticou.

Baratas na escola

Nos pronunciamentos iniciais, Ranzi parabenizou o Executivo por cumprir a promessa referente à aquisição de vagas nas creches particulares e alertou para a situação vivenciada na escola municipal Jeito de Criança, no bairro Moinhos d’Água. Segundo ele, vazamentos na fossa séptica estão causando transtornos para a rotina da instituição.

Conforme o parlamentar, o mesmo problema havia acontecido em 2016 e, por meio de requerimento da câmara, a gestão anterior do governo solucionou o problema de forma paliativa. Contudo, os vazamentos voltaram e precisam de resposta imediata da atual administração.

Posto de saúde

Sérgio Kniphoff (PT) anunciou a conquista de uma emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil, articulada junto ao deputado federal Henrique Fontana (PT), para a aquisição de mobiliário e equipamentos para o posto de saúde que está em construção no bairro Santo Antônio, próximo ao Condomínio Novo Tempo. Segundo o vereador, é preciso garantir os serviços básicos às cerca de mil famílias que usufruem do programa habitacional Minha Casa Minha Vida na localidade.

Recuperação da ERS-413

Ingressou na casa projeto de lei do Executivo que propõe um convênio entre o município e o estado para a recuperação do trecho da ERS-413 no bairro Conventos. De acordo com o vereador Waldir Blau (MDB), são diversas as reivindicações da comunidade local para obras simples de melhorias na rodovia, que esbarram na morosidade do Daer.

Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais