São Vito celebra mais de um século de história

Mapa da Cidade / Estrela - Novo Paraíso

São Vito celebra mais de um século de história

Comunidade religiosa se formou na Linha Novo Paraíso, um dos berços da colonização em Estrela

São Vito celebra mais de um século de história
Estrela

As terras onde hoje está localizada a Linha Novo Paraíso, em Estrela, pertenciam ao coronel Vitorino José Ribeiro no século 19. A chegada dos primeiros imigrantes alemães ocorreu em 1856. Em 12 de dezembro do mesmo ano, a comunidade recém-iniciada foi presenteada com o primeiro nascimento. A criança foi batizada de Andreas Korner.

Contam os antigos que, em um primeiro momento, as terras foram chamadas de Picada Dupla por estarem no meio dos arroios Estrela e Boa Vista. Também ganhou o nome de Picada Grande, devido à sua extensão.

Entretanto o nome que acabou eternizado foi o de Linha Novo Paraíso. “A comunidade ganhou esse nome pelo fato de as terras serem muito férteis”, comenta o atual presidente, Tarcísio Sulzbach.

Igreja da comunidade São Vito foi construída faz mais de 100 anos e se tornou um dos símbolos da religiosidade de Linha Novo Paraíso. Festa realizada no domingo atraiu mais de 800 pessoas

Igreja da comunidade São Vito foi construída faz mais de 100 anos e se tornou um dos símbolos da religiosidade de Linha Novo Paraíso. Festa realizada no domingo atraiu mais de 800 pessoas

No passado, a linha era cotada para se tornar a área central de Estrela, entretanto, a população acabou optando pelo local atual pela proximidade com o Rio Taquari – principal meio de escoamento da produção no século passado.

A comunidade São Vito

Morador da Linha Novo Paraíso, Jorge Paulo Hoss, 63, relata que o cemitério da comunidade foi um dos primeiros instalados no município. Um dos túmulos mais antigos é de 1867 e permanece sendo restaurado pela população para manter viva a história.

Aos fundos do cemitério, foi construída uma pequena igreja de madeira onde ocorriam os primeiros cultos religiosos. A comunidade foi batizada de São Vito e se consolidou de vez com a construção da igreja atual que completou 102 anos em 2018.

Hoss destaca que a comunidade evoluiu muito nos últimos anos. Além do cemitério e do templo religioso, conta ainda com um amplo ginásio de esportes. A comunidade São Vito conta com cerca de 350 associados.

Festa tradicional 

Nesse domingo, dia 4, mais de 800 pessoas se reuniram para celebrar a pujança da comunidade São Vito. O evento contou com missa, almoço e baile animado pela banda Popular Arte Show. Um dos pontos altos do evento foi as brincadeiras organizadas pelo grupo A Hora.

Para o padre Elias Rech, a Linha Novo Paraíso tem uma religiosidade forte e uma população que participa ativamente da vida comunitária. “O caminho da fé não é trilhado sozinho, mas em sociedade. Por isso, é bom esses encontros para fortalecer a amizade e confraternização”, ressalta.

Além da festa em novembro, a comunidade organiza, em junho, o kerb para celebrar o padroeiro São Vito. O santo é conhecido pelos milagres e por ter sido um jovem que morreu mártir durante a perseguição aos cristãos no século VII.

Escolha da nova diretoria

Durante a festa nesse domingo, também foi feita a escolha do casal coordenador e vice para o biênio 2019/20. O mais votado foi Edelson Berwanger, com 48 votos.

rodape_PAGINA-FIXA_23-10-01

Fábio Kuhn: fabiokuhn@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais