O cenário da exposição começa a se desenhar. O som é de serras e furadeiras. As equipes de montagem se encaminham para o fim do trabalho. Na semana em que inicia a maior feira de negócios da região, os preparativos estão bastante adiantados, “em ritmo frenético”, define o presidente, Valmor Scapini. A 21ª edição da Feira Industrial, Comercial e de Serviços do Vale do Taquari – Expovale ocorre entre os dias 9 e 18.
Junto à avenida Alberto Müller, já é possível ver o novo pórtico. Em alguns pavilhões, como o da agroindústria familiar, a estrutura básica dos estandes já está pronta.
No pátio, há várias máquinas agrícolas. Ao longo da tarde de ontem, diversos caminhões chegaram com mais equipamentos. O parque de diversões já está montado. Até a semana passada, foram realizados reparos gerais no parque como poda de árvores, limpeza, pintura e colocação de britas.
Ao todo, são 300 expositores distribuídos entre os seis pavilhões, dois saguões, além de estruturas na parte externa do parque, uma área de mais de 62 mil m².
Scapini comemora a adesão dos participantes. “No parque, o clima já é de plena Expovale. Os expositores estão muito empolgados trabalhando a pleno vapor na instalação dos estandes.”
Ambiente atrativo e acolhedor
Para Scapini, o objetivo é criar um ambiente atrativo e acolhedor para expositores e visitantes. A Expovale almeja conquistar o título de terceira maior feira em volume de negócios do estado. Na edição de 2016, o evento teve um público de 112 mil pessoas e contabilizou R$ 33 milhões em transações comerciais. O tema deste ano é “Múltiplas conexões, múltiplas vivências” e remete ao espírito de cooperação e de novas ideias acerca de mercado e resultados.
Além das possibilidades de negócios, a feira oferece atrações artísticas, praça de alimentação e opções de lazer como o passeio de balão sobrevoando o parque.
A abertura terá show gratuito do grupo Circense Cia Sorriso Com Arte. Entre os espetáculos musicais, também estão o Especial do Rei, com Rafael Malenotti, César Oliveira e Rogério Melo, General Rock e Tributo a Tim Maia, com Tonho Crocco.
“A feira é uma oportunidade ímpar para a região, um período para obter conhecimento fazer negócios, conhecer inovação e também comemorar a vida”, afirma Scapini.
O presidente da Expovale se mostra otimista em relação aos resultados do evento. Apenas dois fatores preocupam Scapini: a meteorologia e a conservação das melhorias feitas no parque depois do fim do evento.
Matheus Chaparini: matheus@jornalahora.inf.br