A unidade dos Correios, no centro, foi alvo de furto qualificado durante o fim de semana. O crime foi constatado na manhã de ontem, quando funcionários do estabelecimento chegaram para trabalhar. Esta foi a quarta vez que a agência virou alvo de bandidos desde o início do ano.
Após o atendimento da Brigada Militar, a Polícia Federal foi chamada para investigar o caso. Agentes federais estiveram no local durante a tarde para fazer a perícia. Até o fechamento desta edição, ninguém havia sido preso. Conforme informações preliminares, os ladrões entraram antes em uma sala comercial ao lado da agência e perfuraram a parede.
Em 10 de setembro, dois homens armados entraram na agência, renderam funcionários e clientes e levaram o dinheiro do banco postal. Cerca de uma hora depois, a polícia encontrou o veículo usado para o assalto, a cerca de cinco quilômetros da agência, mas não localizou os criminosos.
A mesma unidade também foi assaltada em 23 de janeiro e 7 de maio. Nas duas ocasiões, os bandidos conseguiram fugir com o dinheiro do cofre. Somente em 2018, foram registrados pelo menos 11 assaltos a agências dos Correios no Vale do Taquari.
Vulneráveis
Conforme o delegado Gustavo Schneider, da Delegacia Regional de Santa Cruz do Sul da Polícia Federal, é provável que o arrombamento tenha acontecido de sábado para domingo. Além de dinheiro, aparelhos eletrônicos também foram furtados. Os valores não foram divulgados.
O delegado reconhece o aumento de casos de crimes patrimoniais contra agências da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) nos últimos meses. Segundo ele, isso se deve à vulnerabilidade das agências.
Em Tabaí
Outro estabelecimento foi atacado por bandidos durante o feriadão. Na madrugada de sábado, a unidade do Banrisul em Tabaí foi alvo de uma tentativa de arrombamento. No entanto, os criminosos não conseguiram acessar a parte interna do estabelecimento.
Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br