Cedelinho está de “cara nova”

Lajeado

Cedelinho está de “cara nova”

O tradicional transporte iluminado característico do Dia das Crianças e Natal recebeu reforma pela CDL e foi reinaugurado ontem

Cedelinho está de “cara nova”
Lajeado

A cada fim de ano, a comunidade já espera que a cidade se encha de luzes e as famílias fazem fila para passear no Cedelinho, que é um marco no município. Em 2018 ele recebeu uma reforma, apresentada ontem em frente à sede da CDL Lajeado.

De um projeto artesanal e comunitário nasceu, há 26 anos, uma espécie de trem aberto que circula pela cidade levando cerca de 50 pessoas. Ele foi construído a partir de um chassi de caminhão e peças usadas, e funciona durante todo o ano, sendo querido por todas as idades, desde crianças até idosos.

Para que o projeto se mantenha, é cobrado um valor simbólico em torno de R$ 5 para as despesas com motorista, combustível e manutenção.

De acordo com o presidente da CDL Lajeado, Heinz Rockenbach, o Cedelinho ganhou nova pintura, renovação dos bancos, troca da lona do telhado, renovação de toda a parte elétrica, incluindo a iluminação decorativa externa, e adesivagem nova com elementos características do Parque Histórico, outro marco do município.

Ele lembra que os passeios pela cidade são atrações que atendem a comunidade, indo até escolas, creches, clubes de mães, de idosos e de serviços e é um transporte que leva muitos turistas para conhecer o centro.

Segundo Rockenbach, sua principal função é alegrar as pessoas e, no fim do ano, espalhar o espírito natalino.

Cedelinho_Alexandre Miorim II

(SEM LEGENDA)

Tradição

O motorista Hélio Rogério Dullius, 69, dirige o Cedelinho faz 20 anos, tocando a tradicional buzina e alegrando quem vai passear. Ele conta que estar em contato com as pessoas é muito bom e faz com que o seu trabalho seja gratificante o ano todo. “Quando chego nas escolas, a criançada fica muito feliz para fazer o passeio”, conta.

O motorista lembra que uma vez, quando estava de férias em Tramandaí com a família, foi reconhecido. “Em uma das noites, uma criança passou por mim e me reconheceu, dizendo que eu era o ‘tio do cedelinho’. Essa é uma das coisas mais gratificantes do meu trabalho”, lembra.

Na época do Dia das Crianças e do Natal, o transporte é disputado. A partir da chegada do Papai Noel, no dia 11 de novembro, até o dia 23 de dezembro, ele vai estar fazendo os passeios durante as noites, passando pelo caminho decorado da cidade. A bilheteria fica por conta do Rotaract Club de Lajeado, cuja renda é revertida para projetos de entidades assistenciais, em um trabalho voluntário.

Dullius conta que neste período é mágico trabalhar ali. “O movimento é muito maior, e a cidade já está no espírito natalino”, lembra.

Segundo Rockenbach, o Cedelinho é um dos principais símbolos do Natal no município, e mais de 230 mil pessoas já fizeram o tradicional passeio ao som de músicas temáticas.

Bibiana Faleiro: bibiana@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais