Saltando por um sonho

Ginástica de trampolim

Saltando por um sonho

Isadora Uhry, Amanda Henckes, Igor Ouriques e Gustavo Laureano disputam em novembro o Mundial, em São Petesburgo, na Rússia

Saltando por um sonho
Vale do Taquari

Quatro atletas da Univates participam nos dias 15 e 18 de novembro do Campeonato Mundial de Trampolim, em São Petesburgo, na Rússia. Isadora Uhry e Amanda Henckes disputarão no trampolim individual, já Igor Ouriques e Gustavo Laureano participarão no duplo-mini trampolim.

“Será um campeonato de altíssima qualidade, onde estarão somente os melhores do mundo. Esperamos terminar a competição entre os 30 melhores atletas”, almeja o professor Marcos Minoru Otsuka.

Ele destaca que é gratificante ver os resultados dos atletas em tão pouco tempo de treinamento. “Quando se fala em ginástica, o treinamento é muito demorado em comparação a outros esportes, leva-se no mínimo seis anos para transformar um atleta competitivo. E esses resultados só estão acontecendo porque a Univates nos dá todo apoio e estrutura física para a nossa preparação.”

Para disputar o Mundial, a equipe treina em média 14 horas semanais, de segunda-feira a sábado.

Dificuldade financeira

Minoru ressalta que sem a estrutura da Univates o projeto seria inviável. Para custear a participação em torneios, como o Mundial, a equipe necessita de auxílio. Com isso, a Associação Desportiva e Cultural dos Vales (Adesva) surge como parceira para buscar esse apoio. “A Univates é nosso apoiador principal que fomenta o esporte, e a Adesva é parceiro para buscar ajuda financeira. Ela é a responsável por trazer parceiros para nosso projeto.”

Para 2019, está sendo regularizado o Pró-Esporte, no qual empresas poderão destinar dinheiro, abatendo impostos. “Isso vai nos ajudar a crescer ainda mais.”

O professor relata que cerca de 70% da viagem foi custeada com ações, como a venda de copos personalizados e camisetas. Também foi criada uma campanha virtual, chamada “Vakinha”, que aceita doações pelo link https://goo.gl/wd2bcR. Para mais informações pelo 9 8158-7291, com Minoru.

Para disputar o Mundial, a equipe treina em média 14 horas semanais, de segunda-feira a sábado

Para disputar o Mundial, a equipe treina em média 14 horas semanais, de segunda-feira a sábado

A equipe

A equipe principal tem sete atletas. Outros cinco integram a pré-equipe. Nos dez anos da entidade, são diversos títulos conquistados. Em âmbito estadual, a Univates domina em todas as categorias. Já no campeonato nacional, os atletas sempre trazem medalhas. Neste ano, a Univates foi vice-campeã por equipe no trampolim, terceiro lugar no duplo-mini, terceiro lugar no sincronizado masculino e feminino. “Sempre trazemos bons resultados. E no ano passado o pessoal que não foi para o Mundial foi para o Sul-Americano e lá, Igor e Gustavo foram vice-campeões no trampolim sincronizado,” destaca Minoru.

Para os próximos anos, o professor espera conseguir alguns parceiros através das leis de incentivo ao esporte para seguir crescendo no esporte. “Infelizmente estamos enfrentando uma crise financeira terrível, mas tenho a certeza que vamos dar a volta por cima e um dia teremos uma atleta finalista no Mundial.”

atletas univates

Conheça os atletas

Isadora Uhry

Idade: 18 anos
Quanto tempo pratica? 10 anos
Principais títulos que já conquistou? Vice-campeã brasileira sincronizada. Campeã estadual e 4ª colocada no torneio brasileiro.
Expectativa para o Mundial? Principalmente é o conhecimento. Vou ver como os outros atletas saltam, adquirir uma boa experiência e tentar ficar entre as 30, 20 melhores atletas.

Amanda Henckes

Idade: 18 anos
Quanto tempo pratica? 8 anos
Principais títulos que já conquistou? Campeã nacional de trampolim sincronizado, terceiro lugar no trampolim elite júnior e terceiro lugar no duplo-mini.
Expectativa para o Mundial? Ver as pessoas saltando para analisar o nível que a gente tá. Meu objetivo é ficar entre as 20, 30 melhores do mundo.

Igor Heineck Ouriques

Idade: 14 anos
Quanto tempo pratica? 6 anos
Principais títulos que já conquistou? Segundo lugar no campeonato sul-americano no trampolim sincronizado, campeão brasileiro no tumbling; campeão, vice-campeão e terceiro colocado no campeonato brasileiro no trampolim sincronizado.
Expectativa para o Mundial? Conhecer todos os atletas e saber como é o nível deles, para poder me inspirar a alcançar um nível maior e tentar ficar entre os 30 melhores do mundo.

Gustavo Laureano

Idade: 13 anos
Quanto tempo pratica? 6 anos
Principais títulos que já conquistou? Segundo lugar no trampolim sincronizado, campeão brasileiro no tumbling; campeão, vice-campeão e terceiro colocado no campeonato brasileiro no trampolim sincronizado.
Expectativa para o Mundial? Espero conhecer pessoas novas. Ver o jeito que os atletas treinam, saltam; e tentar ficar entre os 20 melhores da competição.

Ezequiel Neitzke: ezequiel@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais