Prazo para inscrição de chapas encerra terça-feira

Vale do Taquari

Prazo para inscrição de chapas encerra terça-feira

Eleição das direções ocorre no dia 27 de novembro, em mais de 2,5 mil instituições de ensino gaúchas

Prazo para inscrição de chapas encerra terça-feira
Lajeado

O prazo de inscrição das chapas para disputar as eleições em escolas estaduais encerra na próxima terça-feira, 30. Essa parte do processo deve ser feita por meio do site da Secretaria Estadual da Educação (Seduc). A votação ocorre no dia 27 de novembro, em mais de 2,5 mil escolas de todo o território gaúcho, sendo 89 na região.

Os candidatos a diretor(a) e vice precisam ter Ensino Superior na área de educação; no mínimo, três anos de efetivo exercício no magistério público estadual ou no serviço público estadual; e não estar concorrendo a um terceiro mandato consecutivo na mesma ou em outra escola, entre outros critérios.

Responsável pela 3ª Coordenadoria Regional da Educação, Greicy Weschenfelder ressalta que uma novidade do pleito é curso de qualificação obrigatório para os gestores eleitos que a Seduc oferece. A finalidade é trazer informações sobre o funcionamento da pasta, além de conteúdo voltado à liderança e comunicação. “O diretor não pode pensar só na lado pedagógico, mas também no administrativo.”

O colégio eleitoral é formado por alunos que estejam regularmente matriculados, a partir do 5º ano ou maiores de 12 anos, pais ou responsáveis legais dos alunos menores de 18 anos e professores e os demais servidores, efetivos ou contratados temporariamente, em exercício no estabelecimento de ensino, no dia da votação. Independentemente do número de filhos matriculados, o voto dos pais computará apenas uma vez.

Cada escola tem sua própria comissão eleitoral e edital com as regras do pleito. No dia das eleições, haverá aula normalmente, afirma Greicy.

Para ter validade, a votação deverá atingir o percentual mínimo de 30% do segmento pais e alunos e 50% do segmento magistério e servidores, sendo que cada segmento votará em uma urna, em cédulas de papel. Se o número mínimo não for obtido, é feita nova eleição na semana seguinte. Caso, ainda assim, não seja auferido percentual mínimo, a Secretaria da Educação designará o diretor e o vice.

Segundo Greicy, a maioria das escolas do Vale tem chapa única em busca da reeleição. Caso seja necessária a indicação por falta de interessados ou de quórum, aplica-se o critério de maior titulação. Já nas escolas prisionais, indígenas e EJAs, a nomeação é procedimento padrão. A gestão nas escolas estaduais dura três anos – sendo que a próxima vai de 2019 a 2021.

Gesiele Lordes: gesiele@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais