Esporte unido à natureza

ESTRELA - Solidariedade e saúde

Esporte unido à natureza

Pela primeira vez, a Caminhada Ecológica será à noite. São esperadas mais de 400 pessoas

Esporte unido à natureza
Estrela

Estrada de chão. Pedras soltas. Lavouras e muitas paisagens aguardam as mais de 400 pessoas que percorrem cerca de 6 quilômetros na noite de hoje em Costão. Promovida pela Secretaria de Esportes e Lazer (Smel), a 6ª edição da Caminhada Ecológica inicia às 19h30min e será à luz da lua cheia. Em caso de chuva, o evento será transferido para o dia 9 de novembro.

O ponto de concentração será no ginásio do Atlântico, em Costão, a partir das 18h30min. De lá, os participantes iniciam a caminhada por diversos pontos da comunidade.

Desde que foi criada, em 2016, a Caminhada Ecológica não para de crescer. Na primeira edição, pouco mais de 30 pessoas participaram. Dois anos depois, o evento ultrapassa as expectativas dos organizadores. “Chegamos, ao menos no número de inscritos, em um recorde.

A última Caminhada Ecológica, realizada em uma manhã de abril, em passeio pelas localidades de Novo Paraíso e São Jacó, contou com 350 participantes. Sabemos que podem ocorrer algumas desistências, mas temos um excelente número acima de tudo”, destaca o secretário Julio Saldanha.

A proposta do evento, diz, é mostrar as belezas naturais do interior. “O intuito da secretaria é levar a Caminhada Ecológica para todas as comunidades de Estrela.”

A equipe da Smel realizou caminhada-teste, dias atrás. “É feita pelos mais diversos tipos de terrenos, de lavouras a estradas do interior, campos planos e em meio a regiões com muitas árvores e vegetações”, explica Paulo Roberto Siebert, coordenador da Smel.

A expectativa é de que o trajeto seja percorrido em até 2 horas e meia, respeitando os limites de todos. No meio do percurso, haverá uma parada para breve descanso. É quando a secretaria fornecerá água e frutas.

Os organizadores indicam aos participantes que utilizem roupas mais apropriadas à noite e, dentro do possível, levem lanternas, celulares luminosos e também repelentes ou outros equipamentos que julgarem necessários.

Mais informações na Smel (rua Ernesto Alves, 597) ou pelo 3981-1067. Notícias sobre o possível adiamento do evento em razão das condições meteorológicas serão repassadas pela fanpage da Smel e do evento.

Ação solidária

A ação solidária cobrará dos inscritos apenas a doação de um quilo de bolacha por participante, que serão entregues no ginásio do Atlântico de Costão, local da concentração e largada. O montante será depois destinado à Casa de Passagem.

Moradores aprovam a iniciativa

Felizes com o evento, os moradores ajudaram a secretaria na preparação.

Paulo Ricardo Heiermann, 53, considera muito interessante a iniciativa. “Tem muita gente que não conhece as belezas que temos no interior, e essa iniciativa é importante para mostrar isso.”

Isolde Diehl, 60, deixou toda a propriedade arrumada. “É muito bom receber bem as pessoas, pois elas têm uma rotina puxada durante a semana, e essas caminhadas ajudam a tirar o estresse do dia a dia.”

Ezequiel Neitzke: ezequiel@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais