O município lançou um marco no incentivo ao empreendedorismo e no futuro sustentável, na tarde de ontem, no Hotel Weiand, ao anunciar os nomes dos 23 representantes do Comitê de Governança do Empreendedorismo, recentemente criado com apoio do Sebrae.
Pelo perfil empreendedor e pujante de Lajeado, o município foi um dos escolhidos entre outras 20 cidades gaúchas que terão o comitê, conforme assegura o Sebrae.
Para formar o grupo, o Sebrae buscou entidades representativas da cidade e cada uma sugeriu nomes de pessoas que pudessem integrar o comitê.
“Acreditamos que por meio do empreendedorismo é que se alavanca o desenvolvimento de um municípios”, sustenta a gerente regional do Sebrae, Liane Klein.
A formação do comitê foi pautada por três setores específicos da sociedade: meio acadêmico, poder público e empresários.
“O grupo de Lajeado é formado por CPFs”, salienta Liane. “São pessoas que têm olhar de ir além. Pois empreender é isso: fazer acontecer.”
O comitê
A presidência do Comitê de Governança Empreendedora de Lajeado ficou a cargo de Cíntia Agostini, pelos próximos dois anos. O termo de institucionalização do grupo foi assinado, ontem, com a presença do prefeito Marcelo Caumo.
“Temos um sonho e acreditamos nele. Vamos realizá-lo. Pois queremos uma cidade empreendedora e inovadora”, diz Cíntia.
Ao longo de vários dias, o grupo de 23 integrantes debateu temas de liderança e desenvolvimento territorial.
A partir disso, estabeleceu-se um diagnóstico da cidade e um modelo a ser trabalhado em eixos estratégicos.
“Queremos uma cidade de Lajeado comprometida com o coletivo, desperta para as necessidade e oportunidades”, comenta a presidente do comitê.
Sugestões
Em sua fala, o prefeito Marcelo Caumo sugeriu a criação de um quinto eixo, o social. “É preciso que olhemos também para os jovens que por falta de oportunidades acabam tomando o caminho errado. Empreender é também dar chances ao surgimento de novos talentos”, reforça.
O chefe do Executivo elogiou a criação do grupo e antecipou que o governo fará tudo que estiver ao alcance para contribuir com o projeto. “Estaremos juntos nessa união em prol de melhorias para a cidade”.

Lançamento do comitê foi realizado ontem, em evento no Hotel Weiand
Quatro eixos de atuação
Educação empreendedora – Coordenado por Caroline Bucker
Envolver 80% dos estudantes da 1a série do Ensino Médio das escolas de Lajeado em atividades que promovam o empreendedorismo. Identificar 15 alunos com perfil empreendedor para participar de projeto de mentoria.
Integrantes:
Bianca Trevisol
Eduardo Pittol
Rodrigo Ulrich
Sergio Diefenbach
Carlos Cyrne
Desburocratização e simplificação – Coordenado por Fernando Arenhardt
No macro: desenvolver um ambiente em que a abertura de empresas, a realização de negócios e o desenvolvimento de projetos com mais protagonismo dos empreendedores do que do Estado. No micro: fazer um diagnóstico, na cidade de Lajeado, dos gargalos causados por questões burocráticas existentes nas relações entre o setor produtivo e a administração municipal e propor melhorias nos processos.
Integrantes:
Diogo Baum
Martin Eckhardt
André Bücker
Ruy Mallmann
Inovação – Coordenado por Daniele Harth
Criar um hub de inovação aberta para conectar organizações e pessoas, objetivando soluções, melhorias e inovações em 50 projetos até 2020, para criar cidades inteligentes.
Integrantes:
Adair Weiss
Cíntia Agostini
Fábio Frey
Fernando Bergesh
Jorge Faccioni
Apoio ao empresário – Coordenado por Sandro Faleiro
Promover boas práticas de gestão em dez empresas que apresentem dificuldades de sobrevivência até dezembro de 2021.
Integrantes:
Ito Lanius
Julio Eggers
Kátia Eckert
Miguel Arenhardt
Camile Bertolini
Cristiano Duarte: cristiano@jornalahora.inf.br