As partidas de volta das oitavas de final do Regional Aslivata definiram as oito equipes classificadas à próxima fase.
Pela categoria titular, em Westfália, no duelo entre os últimos dois campeões, melhor para o Juventude, vencedor de 2016, que empatou em 1 a 1 com o Flor de Maio e segue na competição.
O Juventude é o único campeão que segue na disputa do título. Os demais foram todos eliminados nesta fase. Em Arroio do Meio, o Brasil, de Marques de Souza, perdeu por 2 a 0 para o Esperança e, mais uma vez, não conseguiu passar das oitavas de final.
Outro tricampeão que deu adeus nesse domingo foi o Rui Barbosa. O time precisava vencer, mas ficou apenas no empate em 1 a 1 com o Sete de Setembro, no clássico de Arroio do Meio. Em Encantado, o Ser São Cristóvão voltou a perder para o Ouro Verde, desta vez por 1 a 0, e também se despediu mais cedo do certame.
A maior goleada ocorreu em Capitão. O 7 de Setembro confirmou a melhor campanha ao derrotar o Cruzeiro por 4 a 0. Fusca, Rafinha, Tadeu e Robson marcaram para o time da casa. Os demais classificados são: Rudibar, Juventude, de Brochier, e Independente.
Galeria de fotos
Três equipes com titular e aspirante
Diferente do que aconteceu nas edições de 2016 e 2017, quando cinco equipes chegaram com titular e aspirante nas quartas de final, neste ano apenas três estão garantidas nas duas categorias: Rudibar (Bom Retiro do Sul), Independente (Cruzeiro do Sul) e Juventude (Brochier).
Nesse domingo, o destaque foi a classificação do Rudibar. O atual campeão empatou em 2 a 2 com o Atlético Gaúcho e, por ter melhor campanha, avançou de fase.
Outro campeão que segue na disputa do título é o Rui Barbosa. O time venceu o Sete de Setembro no tempo normal e nas penalidades, quando brilhou a estrela do goleiro Jeff Schmitz, que defendeu a cobrança de João Pedro e garantiu o time nas quartas de final.
Maior campeão aspirante com quatro títulos, o Ser São Cristóvão, de Lajeado, segue firme na busca pelo penta. Nesse domingo, empatou sem gols com o Ouro Verde e como havia vencido o jogo de ida por 1 a 0 se classificou às quartas de final.
Os outros classificados são: Imigrante e Palanque.
Juventude, Assespe, União e Gaúcho em vantagem
As oito equipes classificadas na categoria veterano disputaram a partida de ida das quartas de final nesse domingo. Das quatro que tinham vantagem, três permanecem com ela. Exceção para o Pinheiros, que perdeu por 3 a 0 para o Santa Clara FC, em Santa Clara do Sul, e no próximo domingo necessita vencer no tempo normal e nas penalidades para chegar à semifinal.
União, Estudiantes e Concórdia estão na mesma situação do Santa Clara FC e têm a vantagem do empate para figurar entre os quatro melhores da competição.
Série B
Os classificados à semifinal foram conhecidos nesse domingo. Os times que estavam com a vantagem permaneceram com ela e se garantiram na próxima fase. O destaque ficou para o União, de Linha Germano, que venceu o clássico de Teutônia diante do Alto Taquari, de São Jacó, e na próxima fase pega o Toma 10, de Roca Sales, que eliminou o Montanha, de Lajeado.
Já o Internacional, de Lajeado, goleou o Largados e pegará o Minuano, de Canudos do Vale, que eliminou o Colorado, de Taquari.
A partida de ida será no bairro Conservas, em Lajeado, e a de volta ocorre em Roca Sales, no campo do Concórdia.