Com maior tempo de exposição ao sol, no verão os cabelos tendem a sofrer mais danos e gerar mais trabalho às mulheres e homens que gostam de cuidar das madeixas.
Além dos raios solares, o próprio calor, a baixa umidade, o cloro de piscinas e o sal do mar tendem a ressecar e quebrar os fios causando danos muitas vezes irreversíveis. Em função disso, nada melhor do que se prevenir e manter uma rotina de cuidados com os cabelos para que eles suportem o período das férias.
De acordo com Márcia Schmitz, proprietária do Ponto Xik, o primeiro passo para prevenir danos aos cabelos é a alimentação. “Aquela velha frase de que somos o que comemos é muito verdadeira. Nenhum fio é capaz de resistir às provações do verão se não nascer forte”, aconselha.
Conforme ela, tratamentos químicos, de hidratação ou restauração não têm muita eficácia se o fio não teve nutrientes suficientes para nascer saudável.
Ao longo dos seus 20 anos no ramo da beleza, Márcia conta que muitas clientes se preocupam com os cabelos apenas no verão. “A estação mais quente do ano danifica bastante o cabelo, mas sempre tento explicar que na verdade fatores como raios solares, cloro e sal apenas potencializam um dano que já existia, por isso, é importante manter uma rotina de cuidados o ano todo”, atenta.
Look verão
Com as temperaturas elevadas, roupas e clima mais leves, Márcia explica que a tendência das mulheres é clarear os cabelos no verão. “Super combina com a estação, a vibe mais de praia e feminina, porém, as pessoas precisam ficar atentas e se planejar para evitar estragos nos fios”, comenta.
Segundo Márcia, muitas mulheres decidem clarear os fios de última hora e acabam exigindo uma cor tão clara que, ao descolorir todos esses tons de uma só vez, é certeza de um grande dano aos fios. “O ideal é se planejar e começar o clareamento, seguido de hidratações e restaurações pelo menos alguns meses antes de pegar a praia. Se o processo é feito de forma brusca, o dano fica ainda maior”, alerta.
Chapéu para proteger
O ambiente litorâneo é um convite para o uso de chapéu e bonés, mas é preciso ter atenção para preservar a saúde dos fios. “O uso de barreiras físicas para proteger os cabelos dos raios solares é ótimo desde que os fios e o couro cabeludo estejam secos”, enfatiza. Segundo a cabeleireira, ao utilizar chapéu com a cabeça molhada, o calor do sol ajuda a criar uma espécie de estufa, causando mais oleosidade e probabilidade de maior queda dos fios ao longo do verão.
Protetor nos fios
Um item obrigatório para a saúde dos cabelos no verão são os cremes capilares com fatores de proteção ultravioleta. “Assim como a pele, o cabelo sofre muito com o sol, por isso, é imprescindível que se dê atenção à proteção dele, utilizando os produtos adequados”, enfatiza.
Márcia também indica que mulheres e homens procurem ajuda de profissionais habilitados para fazer um diagnóstico no cabelo e indicar os melhores produtos. “Acontece bastante de as clientes acharem que o cabelo delas tem uma característica, mas na verdade tem outra. Elas se frustram muito ao gastar dinheiro com os produtos para o tipo errado de cabelo, sem saber que é apenas uma questão de saber quais são reais necessidades do couro cabeludo e fios”, diz.