Mais de 15 candidatos por uma das 55 vagas

Estado

Mais de 15 candidatos por uma das 55 vagas

853 candidatos concorrem a deputado estadual no RS. São 15,5 postulantes por vaga. O MDB lidera o número de concorrentes, com 79 postulantes.

Mais de 15 candidatos por uma das 55 vagas
Estado

As mulheres são responsáveis pelas principais mudanças no perfil dos postulantes as 55 cadeiras da Assembleia Legislativa em relação a 2014. Mais especificamente, as mulheres negras. Comparando o perfil dos candidatos desta eleição com a anterior, elas são o público que mais cresce. Eram apenas seis mulheres afrodescendentes na eleição passada, hoje são 34.

A idade média geral subiu de 46,1 para 48,1 anos, puxada pelo maior número de mulheres acima de 51 anos. Eram 33% das candidatas, hoje são 43,3%.

Em relação à escolaridade, houve aumento nos dois extremos. Na eleição anterior, os candidatos que apenas liam e escreviam representavam 2,2 do total, agora são 3%. Aumento é constatado também entre os que têm o nível superior completo, que passaram de 42% para 46,9%.

deputados federais 2018

Atrair o voto feminino

O crescimento da participação de mulheres negras surpreende o doutor em Ciência Política Paulo Peres.

Para o professor da Universidade Federal do RS (UFRGS), ele se explica por uma crescente participação delas na política. O cientista político considera um avanço, mas que revela elementos contraditórios.

candidatos por partido

Enquanto para cargos proporcionais o número de mulheres cresce, para as vagas majoritárias esse movimento não se repete. “Como a política sempre foi masculina, dentro dos partidos, há pontos de maior resistência”, afirma.

Ele chama a atenção para um outro dado. Entre as candidaturas à presidência da República, há apenas uma candidata com poucas chances de vitória, de acordo com as pesquisas. Porém, nas vagas de vice, nota-se o crescimento das mulheres. “É uma forma de atrair o voto feminino”, define.

Partidos novos

Outra característica é a maior distribuição das candidaturas entre os partidos. As duas siglas com mais postulantes, PT e MDB, tinham 65 e 61 candidatos, respectivamente.

Nesta eleição, respondem por 43 e 49. Esse índice é influenciado pelo surgimento de novos partidos, que não disputaram a eleição passada. São 73 candidaturas de seis partidos novos. Entre esses, o Novo lidera com 23, seguido pela Rede, com 17, e o Podemos, com 15.

Matheus Chaparini: matheus@jornalahora.inf.br | Colaboração: Ezequiel Neitzke

Acompanhe
nossas
redes sociais