Workshop na Univates debate inovação e ciclo tecnológico

lajeado

Workshop na Univates debate inovação e ciclo tecnológico

Evento do Negócios em Pauta ocorre hoje no auditório do Tecnovates

Workshop na Univates debate inovação e ciclo tecnológico
Lajeado

Com o tema “Inovação e o ciclo tecnológico”, ocorre nesta terça-feira mais uma edição do Negócios em Pauta, promovido pelo A Hora e Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat). Os convidados do painel são Fernando Röhsig, consultor em gestão empresarial e governança corporativa, e Eduardo Pitol, cientista da computação e diretor de tecnologia da Aztec. O evento conta ainda com a participação da diretora de inovação e sustentabilidade da Univates, Simone Stülp, e a mediação de Adair Weiss, diretor-geral do grupo A Hora.

O Negócios em Pauta foi desenvolvido em 2017 pelo A Hora e pelo Sincovat para incentivar práticas de gestão e empreendedorismo. O evento se consolidou por meio da parceria com entidades e do apoio dos patrocinadores e ganhou continuidade em 2018.

Röhsig  traz a experiência do Vale do Silício, região localizada no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, que reúne empresas de alta tecnologia. Em agosto, ele participou de uma visita técnica de uma semana, que percorreu empresas e universidades.

O maior desafio na implementação de uma cultura da inovação é superar o medo das mudanças como a automação e a inteligência artificial, diz. “Tem que acreditar que a inovação é o caminho e estar predisposto a correr riscos, aceitar o erro como uma variável possível e, quando ele acontece, perceber rapidamente para mudar a trajetória.”

painelistas negocios em pauta lajeado

O palestrante ressalta que a dificuldade em lidar com o erro é um fator regional que precisa ser superado e destaca o potencial do Vale do Taquari para a inovação. “Temos um tripé importante na região: uma universidade como a Univates, que tem um polo tecnológico onde já está acontecendo muita coisa; um polo hospitalar como o Bruno Born e temos a indústria da alimentação. A união desses três elementos cria um cenário favorável.”

No Vale do Silício, Röhsig presenciou testes com carros autônomos, que funcionam sem a necessidade de um motorista. Outro exemplo é um trabalho que, a partir da análise das fezes, determina as bactérias que compõem o intestino de cada pessoa e os tipos de alimento mais indicados.

Röhsig cita alguns exemplos de iniciativas que podem trazer melhorias para região, como um espaço público com acesso gratuito à rede wi-fi, sistemas de agendamento que reduzam filas ou um sistema integrado de videomonitoramento para a segurança pública.

Para Pittol, a cultura da inovação ainda está em um estágio incipiente no Vale do Taquari. “Temos muitas pessoas querendo fazer, por entender a importância da tecnologia relacionada a processos, mas ainda não há nada de muito concreto”, define.

Pittol é diretor de tecnologia da Aztec, empresa que funciona dentro do polo tecnológico da Univates. A Aztec é especializada em soluções para WordPress, plataforma de publicação de conteúdo na web. Para ele, o que falta é romper a barreira da universidade e fazer com que o tema da inovação chegue à comunidade como um todo. “Os agentes precisam conversar mais, para criar algo maior para região. As iniciativas ainda estão um pouco restritas à universidade”, resume.

A reportagem completa sobre o painel será publicada no caderno Negócios em Pauta, na edição deste fim de semana.

Serviço

O quê: Painel Negócios em Pauta com o tema “Inovação e o ciclo tecnológico”
Quando: hoje, às 19h30min
Onde: Auditório do Tecnovates, na Univates

 

Acompanhe
nossas
redes sociais