Corrida contra a chuva e o vento

Rústica Unimed/Sicredi

Corrida contra a chuva e o vento

Cerca de mil participantes enfrentaram vento e chuva para completar a sétima edição da Rústica da Unimed/Sicredi. O evento ocorreu nesse domingo, em frente às sedes da Unimed e da Sicredi Integração RS/MG, no bairro São Cristóvão, em Lajeado. Pelo segundo ano consecutivo, foi alusivo ao Dia Mundial do Coração

Corrida contra a chuva e o vento
Lajeado

Nem as pancadas de chuva, nem as rajadas de vento de cerca de 60 km/h impediram que centenas de pessoas dessem uma mostra de superação na manhã desse domingo em Lajeado. A 7ª edição do Corridas Unimed/Sicredi foi realizada com muita chuva principalmente no momento da chegada das corridas de 3 e 7 quilômetros, para a alegria de muitos competidores que enxergam na chuva um ingrediente a mais para atingir bons resultados.

A concentração e a largada das corridas e caminhadas foram em frente às sedes da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) e Sicredi Integração RS/MG, na avenida Piraí, no bairro São Cristóvão. Pelo segundo ano consecutivo, o evento foi alusivo ao Dia Mundial do Coração (29 de setembro).

A superação e o estímulo à mudança de hábitos é a tônica do evento para centenas de pessoas. Um caso emblemático, destaque da edição de domingo, é o de Ruberto José Horn, de 81 anos. Depois de correr na infância e adolescência, ficou décadas sem se dedicar ao esporte.

Há quatro anos, no entanto, durante o circuito organizado pela Unimed, voltou à ativa, e desde lá, já são mais de 30 medalhas conquistadas. “Tudo recomeçou com mais força na corrida da Unimed. Hoje posso dizer que tenho um coração mais forte ainda”, brinca, posando ao lado do Tuntum, o mascote em formato de coração que fez a alegria de crianças e adultos, com selfies e abraços.

Pelo segundo ano consecutivo, a Corrida Kangoo Jumps, a Caminhada com Crianças (de até 12 anos), e a Caminhada para Pessoas com Deficiência ou com Mobilidade Reduzida reuniu dezenas de pessoas. No trajeto especial de um quilômetro para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, os representantes da Aspede, de Santa Cruz do Sul, que contam também com um time de basquete em cadeiras de rodas, deram exemplo de superação ao lado dos atletas do Blindados do Vale, time de basquete em cadeiras de rodas de Lajeado.

“São tantas histórias inspiradoras no Corridas Unimed/Sicredi, que nos damos conta da importância da mudança de hábitos na trajetória de todos. A prática de uma atividade física, seja por diversão, por competição ou pela busca de mais qualidade de vida, traz muitos benefícios e faz muito bem ao coração, órgão vital que lembramos também no evento”, pontuou o vice-presidente da Unimed VTRP, médico Neori Gusson.

Integração entre pais e filhos

Muitos pais levaram os filhos para participar do evento. Um exemplo é o morador de Lajeado Luis Galileu Tonelli que levou a filha Larissa, 7, para participar da corrida infanto-juvenil. Não satisfeita, ela ainda participou da caminhada com o pai. “É muito importante quando criam atividade com trajetos curtos para as crianças, pois, além de fazer com que eles participem e completem as provas, estão incentivando as crianças a praticar algum esporte e melhorar a saúde.”

Graziela Draghetti, Yuri Draghetti Tiggemann, Sofia Draghetti Tiggemann e Carlos Leandro Tiggemann vieram de Teutônia para participar da caminhada. Professor de Educação Física, Carlos destaca a importância de eventos como esse para a comunidade. “Minha ideia de trazer a família para o evento foi para fazê-los viver o ambiente, com muito exercício físico e diversão.”

A competição

Na corrida adulta, Guilherme Pretto, da equipe Brutus do Gaúcho, foi o vencedor na modalidade de sete quilômetros. Ele foi seguido de Luken Goettems, também dos Brutus, e Dionathan Freitas Hermes, da Associação Medalha de Ouro (AMO). Entre as mulheres, na corrida adulta de sete quilômetros, vitória de Franciele Adolfo Terres, seguida de Merlin Mocellin e Angela Schardong Schardong.

Na corrida de três quilômetros, vitória de Adélio dos Santos, da AMO, no masculino adulto, seguido de Patrike Sulzbach, dos Brutus, e Ronaldo Piuco, da equipe Attivitá/Martingtag. No feminino, vitória de Bruna Arabites Vendrusculo, da AMO, nos três quilômetros. Daniele Giacomini Lopes, também da AMO, e Camila Backes, da TeutoRunners, foram segunda e terceira colocadas, respectivamente.

No kangoo, corrida com um calçado especial, que amortece o impacto dos movimentos, destaque para Daiana Kleinert, da Academia Espaço Saúde, que cruzou a linha de chegada em primeiro na categoria feminina. No kangoo masculino, Jeferson Gerhard foi o vencedor.

Das equipes de corrida participantes, a Associação Medalha de Ouro (AMO), de Santa Cruz do Sul, teve o maior número de corredores nos pódios, seguido dos Brutus do Gaúcho, de Arroio do Meio.

A lista com os vencedores de cada categoria da corrida e o respectivo tempo de prova estão disponíveis desde ontem, 24, no site do evento (www.unimedvtrp.com.br/corridas).

Resultados

Geral Masculino 7km
1º lugar – Guilherme Pretto, Brutus do Gaúcho (25min35s)
2º lugar – Luken Goettems, Brutus do Gaúcho (25min39s)
3º lugar – Dionathan Freitas Hermes – AMO (25min45s)

Geral Feminino 7km
1º lugar – Franciele Adolfo Terres (32min32s)
2º lugar – Merlin Mocellin (32min51s)
3º lugar – Angela Schardong Schardong (34min19s)

Geral Masculino 3km
1º lugar – Adélio dos Santos, AMO (9min40s)
2º lugar – Patrike Sulzbach, Brutus do Gaúcho (10min20s)
3º lugar – Ronaldo Piuco , Attivitá/Martingtag (10min22s)

Geral Feminino 3km
1º lugar – Bruna Arabites Vendrusculo, AMO (12min36s)
2º lugar – Daniele Giacomini Lopes, AMO (12min50s)
3º lugar – Camila Backes, TeutoRunners (13min10s)

Acompanhe
nossas
redes sociais