O domingo foi de muitos golpes, quedas e finalizações no ginásio de esportes do Colégio Santo Antônio, em Estrela. O local sediou a 8ª Copa Estrela de Jiu Jitsu, que voltou a ser realizada após cinco anos.
Lutadores dos vales do Taquari e Rio Pardo, Serra Gaúcha e outros locais do estado marcaram presença no evento, que contou com apoio da Secretaria de Esportes e Lazer (Smel). A entrada ocorreu via doação de um quilo de alimento não perecível. Foram mais de 150 quilos arrecadados, que agora serão doados para entidade beneficente.
A Copa, que busca dar nova opção de competição a praticantes locais em uma das modalidades do gênero que mais cresce no país, foi disputada nas categorias pré-mirim, mirim, infanto-juvenil, juvenil, adulto e master (divididas por peso, idade e faixas), e no absoluto (entre atletas da mesma faixa, não tendo o peso como critério de divisão).
A premiação ocorreu por categorias, com medalhas personalizadas e suplementos alimentares. No absoluto, em dinheiro e suplementos. Na premiação para academias, com troféus personalizados do campeonato e valores em dinheiro, as vencedoras foram Garra Team Matriz (Bento Gonçalves), Garra Team A (Lajeado e demais filiais) e Haubert Team/Anka (Estrela).
Lucas Quadros, 21, de Lajeado, treina faz um ano e no domingo competiu pela segunda vez. “Entrei para o jiu-jitsu como opção para fugir do sedentarismo e praticar uma atividade esportiva que eu achava interessante, mas agora que conheci mesmo quero me envolver cada vez mais”, destaca.
A presença de jovens lutadores também chamou a atenção. Foram as crianças que abriram o dia de lutas. Entre os presentes, estavam os alunos do projeto social da Smel, coordenado pelo lutador Miguel Anka. “Todos os alunos lutaram contra atletas faixas cinza, ou seja, mais graduados que eles. E foram muito bem. Estou orgulhoso de nossa evolução. Lembrando que nossos alunos treinam apenas uma vez por semana”, destaca Anka. “E estou mais feliz ainda com a postura deles. Mostraram muito caráter e um respeito enorme com os adversários”, completa.
O projeto do governo de Estrela reúne mais de 120 alunos, dos 7 aos 11 anos, em aulas de segunda a sexta-feira, divididas em quatro núcleos: Cemai/Moinhos, Cemai/Oriental e escolas Odilo Afonso Thomé e Professora Ruth Markus Huber. Mais informações sobre as atividades pelo 9 9743-2882 (Anka) e 3981-1067 (Smel).
Ezequiel Neitzke: ezequiel@jornalahora.inf.br