Nêspera, uma fruta de sabor refrescante

Negócios

Nêspera, uma fruta de sabor refrescante

Rica em vitaminas e sais minerais, fruta é pouco conhecida e inexplorada comercialmente na região. De fácil adaptação, inicia a frutificação no terceiro ano

Nêspera, uma fruta de sabor refrescante
Vale do Taquari

A nespereira é rústica e produz uma fruta pequena, de casca aveludada, sabor suave e refrescante, exige poucos cuidados e contém mais de 90% de água, vitaminas A e C e sais minerais.

Além do consumo in natura, é utilizada para fazer compotas e geleias. As sementes podem ser aproveitadas para produzir licor. Muitos agricultores, no entanto, a cultivam como planta ornamental e os frutos são destinados ao consumo próprio.

É o caso da família Scheeren, residente no bairro Conventos, em Lajeado. Marlene e Francisco, ambos de 61 anos, plantaram uma muda no quintal há 15 anos. Além do consumo in natura, a fruta é utilizada para produzir doces e schmier. “A planta exige poucos cuidados. Nos últimos anos, a produtividade tem sido muito boa, com frutas de alta qualidade e de sabor muito doce”, destaca.

A safra começa em junho e se estende até setembro. Segundo Marlene, a fruta é muito sensível e exige cuidados ao ser colhida. No pomar, divide espaço com a laranja, bergamota e pitanga, todas cultivadas de forma orgânica.

Rica em vitaminas

Conforme o assistente técnico regional de Sistema de Produção Vegetal da Emater/RS-Ascar, Derli Bonine, o plantio é feito entre junho e julho. A frutificação começa no terceiro ano e a produtividade varia de 20 a 40 quilos. “A fertilidade e o espaçamento influenciam”, observa.

O fato de exigir muita mão de obra e ser uma fruta sensível, é pouca explorada comercialmente no estado. Segundo dados da Emater, existem apenas 2,5 hectares implantados, em Caxias do Sul e Vale Real.

[bloco 1]

A fruta é uma fruta é rica em vitaminas, minerais (potássio, ferro, cobre, manganês e magnésio) e antioxidantes. “Além de comer in natura, pode ser usada em saladas, geleias, doces e compotas. Armazenada em geladeira, conserva até três semanas”, comenta.

Tem como vantagem a colheita entre março e setembro, período de entressafra de outras frutas, como pêssego, ameixa, caqui e goiaba.

Cultive

A planta prefere solos profundos e bem drenados, férteis e com acidez corrigida. No inverno, as árvores não derrubam todas as folhas, que chegam a suportar temperaturas bem frias, até mesmo abaixo de zero grau.

A nespereira não precisa de podas esmeradas. As flores, que nascem em grandes quantidades, precisam de desbastes dos botões. É indicado deixar de três a quatro frutos nos cachos, para garantir um crescimento adequado. A operação deve ser realizada várias vezes, pois a florescência ocorre em diversos períodos entre janeiro e junho.

Para saber  

O cultivo comercial iniciou na década de 1940. País está entre os principais produtores do mundo, ao lado de Israel, Japão e Espanha. São Paulo produz cerca de 18,5 mil toneladas por ano.

Acompanhe
nossas
redes sociais