Pouco antes de morrer, o aposentado Romeu Zanchi, 69, aproximou-se da mulher Vilma – a quem chamava de “Preta” – enquanto levantava a camiseta para mostrar a barriga: “Levei uma facada”.
O idoso foi assassinado na quarta-feira à noite, por volta das 23h, após o autor do crime, identificado como Cassiano da Costa, 40, ter invadido a residência de Zanchi, na Linha Geraldo, às margens da RSC-453.
Na casa da vítima, onde já funcionou uma tenda, as marcas de sangue ainda estavam pelo chão. Podiam ser vistas através das portas de vidro.
Invasão
Conforme relato do vizinho de Zanchi, o produtor de rosas César Kleinubing, 40, a vítima estava assistindo ao jogo Flamengo e Corinthians no televisor, no primeiro andar do imóvel, quando ouviu um dos cães latir.
“Este cachorro só late quando tem alguém por perto”, conta Kleinubing mostrando o cachorro.
Ao checar de onde vinha o barulho, no segundo andar da residência, Zanchi se deparou com Costa escondido embaixo de um balcão onde funcionava a tenda.
Eles iniciaram uma luta corporal e Costa desferiu vários golpes de faca contra a vítima – faca essa que teria pego na própria residência.
Zanchi ainda conseguiu dar alguns passos em direção à mulher que dormia em um dos quartos para despedir-se.
Natural de Roca Sales, onde foi enterrada, a vítima deixou a mulher e seis filhos.

Rastro de sangue ficou espalhado pelo local. Autor confessou o crime
Ladrão
Depois do crime, Costa fugiu com alguns pertences da vítima, como roupas. Já com os filhos mais velhos reunidos, por volta da meia-noite, parte da família partiu em busca do autor do assassinato pela RSC-453. O criminoso foi encontrado próximo da Polícia Rodoviária Estadual de Teutônia caminhando pelo acostamento.
“Ele estava perambulando como se nada tivesse acontecido”, relata o vizinho Kleinubing.
Com Costa foram encontradas as roupas roubadas e manchadas de sangue. A faca utilizada no crime não foi localizada.
Ao ser apreendido e retornar à residência de Zanchi junto com a Brigada Militar, o assassino confessou o crime e foi preso em flagrante por latrocínio. Ele foi encaminhado ao sistema prisional. Ele já tem diversos antecedentes policiais e seria natural de Garibaldi.
Segundo caso
Com o assassinato de ontem, a região soma o segundo caso de latrocínio (roubo seguido de morte) no ano. O outro caso aconteceu em 10 de maio, quando um taxista foi morto, também a facadas, às margens da BR-386
Cristiano Duarte: cristiano@jornalahora.inf.br