Obra altera rotina e exige paciência

Lajeado - recapeamento da benjamin

Obra altera rotina e exige paciência

Desde segunda-feira, obra nos cerca de um quilômetro de uma das principais avenidas do centro gera congestionamento no trânsito e impaciência de motoristas

Obra altera rotina e exige paciência
Lajeado

No início da tarde de ontem, o agricultor Paulo Juster, 54, demorou em torno de uma hora para percorrer menos de um quilômetro na avenida Benjamin Constant, no centro, devido à obra de regularização e capa asfáltica que está sendo feita desde segunda-feira, 10, pelo governo Caumo.

“Temos que ter um pouco de paciência. Se tem que fazer, tem que fazer”, diz o agricultor.

Assim como ele, outros motoristas, um pouco mais impacientes em razão de duas das três pistas estarem bloqueadas, reclamavam do congestionamento que se espalhou pelas principais ruas do centro.

“Por que não fazem essa obra à noite? Olha a confusão que ficou este trânsito”, reclama a professora aposentada Tania Pitol, 65.

Reportagem feita há duas semanas pelo A Hora constatou mais de cem buracos nos cerca de um quilômetro da altura do Posto Faleiro até a Praça do Chafariz, trecho que está sendo reformado.

De acordo com a atual gestão, fazia mais de dez anos que essa região da Benjamin Constant não passava pela devida manutenção no recapeamento asfáltico.

“Demorou para sair a obra, mas agora está acontecendo. Atrapalha um pouco o trânsito, mas é para melhorar. Depois só vai”, diz o motoboy Marck Ruffo, 25.

Fim da obra

De acordo com o coordenador de Projetos Especiais, o engenheiro Isidoro Fornari, o impasse no trânsito deve acabar até hoje à noite, com o fim do recapeamento asfáltico.

Ainda segundo ele, a obra consiste em duas etapas – num primeiro momento, a regularização asfáltica e, por fim, a capa padronizada no trecho.

“Estamos trabalhando para que a camada asfáltica fique com uma espessura padrão em toda parte onde estamos fazendo a obra”, comenta Fornari.

A obra contempla o trecho desde o cruzamento com a rua Tiradentes até a Silva Jardim, esquina da Praça do Chafariz. Soma cerca de um quilômetro no total e um investimento aproximado de R$ 650 mil.

Recapeamento no trecho da Tiradentes até a Silva Jardim iniciou segunda e deve encerrar na noite de hoje

Recapeamento no trecho da Tiradentes até a Silva Jardim iniciou segunda e deve encerrar na noite de hoje

Inviabilidade

Queixa de parte dos motoristas que circulavam pelo centro ontem, no congestionamento que se estendia desde as imediações da Padaria Suíça, av. Benjamin Constant, ruas paralelas e avenida Alberto Pasqualini, foi o horário da manutenção. Porém, conforme o governo, a obra não seria viável ao município se fosse feita à noite.

De acordo com Fornari, desde os custos ao cofre público, que teriam adicionais devido a horas noturnas aos funcionários, quanto aos serviços que teriam de ser terceirizados.

“A obra vai trazer benefícios a todos. Vale um pouco a colaboração das pessoas. O resultado logo estará pronto”, sucinta ele.

Pintura no asfalto

Embora a obra seja finalizada hoje à noite, a pintura no asfalto será feita dentro de algumas semanas. Segundo o secretário de

Obras e Serviços Urbanos (Seosp), Fabiano Bergmann, com relação à sinalização viária, ela deve ocorrer após “o tempo de cura” do asfalto.

Cristiano Duarte: cristiano@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais