Seminário aborda desafios para o saneamento básico

Teutônia

Seminário aborda desafios para o saneamento básico

Apenas 2% da população municipal tem coleta de esgoto, e o tratamento ainda é inexistente

Seminário aborda desafios para o saneamento básico
Teutônia

Saneamento básico será tema de seminário nesta sexta-feira, 14, no Baviera Park Hotel. Organizadores estimam a participação de mais de cem pessoas, incluindo autoridades municipais, representantes de organizações vinculadas ao tema, especialistas, empresários e estudantes. Aberto à comunidade, o evento inicia às 9h.

Denominado O futuro do saneamento básico no cenário de crise fiscal: desafios e soluções, o seminário é promovido pela empresa Radar PPP, que atua no segmento de parcerias público-privadas. Entre as pautas, estarão os serviços de abastecimento de água e o projeto de coleta e tratamento de esgoto do município.

O prefeito Jonatan Brönstrup fará a abertura do evento. Representantes da Associação Pró-Desenvolvimento de Languiru e do Comitê dos Rios Taquari-Antas também participam. Experiências de outras cidades serão abordadas por representantes do Centro de Tratamento de Resíduos de Três de Maio e Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Gabriel.

O evento pretende contribuir com o debate público sobre a importância do saneamento, apresentando alternativas para a expansão dos serviços mesmo diante dos obstáculos fiscais. Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), 83% da população urbana de Teutônia utiliza fossa séptica. No entanto, a coleta de esgoto representa apenas 2%, e o tratamento ainda é inexistente.

Para o coordenador do portal PPP Brasil e sócio da Radar PPP, Bruno Ramos Pereira, mestre em Direito Constitucional pela USP, o saneamento básico ainda é um problema muito grave, que prejudica a saúde das pessoas, a evolução das cidades, o desenvolvimento econômico e social e o meio ambiente. “Se mantivermos o ritmo de investimentos, demoraremos 50 anos para universalizar os serviços de esgotamento sanitário”, alerta.

Interessados em participar do seminário devem enviar e-mail com nome completo e telefone para info@radarppp.com.

Programação

8h30min – Recepção
9h – Abertura com a presença do prefeito Jonatan Brönstrup e do sócio da Radar PPP Bruno Pereira
9h10min – O papel e a importância do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari Antas
9h40min – As interfaces entre saneamento, saúde pública e desenvolvimento local
10h20min – Experiências sobre a gestão do saneamento básico no RS
11h30min – A situação do saneamento básico em Teutônia
12h – Encerramento conclusões e agradecimentos

Acompanhe
nossas
redes sociais