Segue intensa a preparação para a 2ª Semana Farroupilha, que inicia nesta quinta-feira, 13. Organizadores estimam a presença de mais de cinco mil pessoas no centro administrativo, durante os nove dias de evento. Apresentações artísticas, atrações gastronômicas, desfiles, cavalgada, palestras, bailes e competições campeiras integram a programação.
A semana é promovida pela administração municipal, em parceria com os CTGs Porteira dos Pampas e Rincão das Coxilhas, o Centro Cultural Tradicionalista Querência Amada e os 14 piquetes do município. Com entrada gratuita, a maior parte das atividades ocorre no Galpão Farroupilha, montado ao lado da prefeitura, e no Pavilhão Multiuso. Eventos paralelos também ocorrem nas sedes das entidades.
Conforme a responsável pela área de turismo na Secretaria de Indústria e Comércio, Ângela Castro, a programação é voltada para toda a família. Segundo ela, além de promover os valores tradicionalista, o evento proporciona a integração entre as diversas entidades de Teutônia e municípios vizinhos.
Ângela ressalta que a Semana Farroupilha busca se tornar uma referência no Vale, por ser um dos únicos a realizarem acampamento. “No ano passado, o evento teve uma aceitação muito carinhosa por parte da comunidade. A acredito que, a cada ano, vamos conseguir ampliar a sua importância em nível regional”, afirma.
Entre os destaques confirmados, estão os shows de Os Serranos, Luz de Candieiro e João Luiz Corrêa. Palestras técnicas para criadores de cavalos, atividades com as escolas do município sobre os símbolos tradicionais gaúchos e desfile de cavalarianos também estão previstos.
Em busca da chama crioula
No fim de semana, cerca de dez cavalarianos do CTG Rincão das Coxilhas foram a Venâncio Aires para buscar a centelha da chama crioula. O grupo percorreu cerca de 60 quilômetros para trazer um dos principais símbolos farroupilhas a Teutônia. No domingo, uma grande festa de recepção foi promovida na sede da entidade.
De acordo com o patrão do CTG, Jandir Hentges, setembro é o período mais importante para os grupos dedicados a cultivar a tradição. Segundo ele, as festividades são uma ótima oportunidade para propagar o apreço pela cultura gaúcha às novas gerações.
Mobilização pela reforma
Para o patrão do CTG Porteira dos Pampas, Marcelo Müller, o evento demonstra o resgate do sentimento tradicionalista e seus valores morais, tão importantes de serem preservados no atual contexto da sociedade. Segundo ele, o culto às origens está em ascensão no município e cada vez mais os jovens demonstram interesse pela cultura. “Isso mostra que nem tudo está perdido”, afirma.
A entidade está entre as finalistas do quadro Meu Galpão de Cara Nova, do programa Galpão Crioulo (RBS-TV), e concorre ao prêmio de R$ 30 mil em materiais de construção para reformar a sede. Os integrantes seguem engajados e pedem a colaboração da comunidade regional na votação no site do programa, que encerra no dia 16.
Em Muçum
Uma das principais festividades tradicionalistas do estado é a Semana Farroupilha de Muçum. Com início nesta sexta-feira, 14, o evento chega à 31ª edição e promete mobilizar milhares de pessoas. Thomas Machado, Teixeirinha Filho e Teixeirinha Neto, Tchê Barbaridade, Grupo Rodeio, Tchê Guri e João Luiz Correa são algumas das atrações. A programação ocorre na Praça Cristóvão Colombo.
Programação
Quinta-feira – Dia 13
18h30min – Sessão do Legislativo no Galpão Farroupilha seguida de abertura oficial
Sexta-feira – Dia 14
19h30min – Missa Crioula no CCT Querência Amada
20h30min – Janta campeira no CCT Querência Amada
22h – Fandango com Grupo Luz de Candieiro no Pavilhão Multiuso
Sábado – Dia 15
12h – Almoço com Desgarrados dos Pampas (entreveiro no pão)
15h30min – Chegada da Chama Crioula com cavaleiros
20h – Janta com Desgarrados dos Pampas (costelão)
20h – Música nativista com Anderson e Jeferson Voz e Violão
22h – Fandango com Luz de Candieiro no CTG Rincão das Coxilhas
Domingo – Dia 16
10h – Passeio da Bombacha, com saída no Ieceg
16h – Fandango com Grupo Bate Casco no Pavilhão Multiuso
Segunda-feira – Dia 17
8h (segue durante o dia) – Integração com escolas sobre símbolos do RS
15h – Resenha coletiva de Cavalos Crioulos
18h30min – Torneio de vaca parada, integração com todos os piquetes.
19h – Palestras técnicas
Terça-feira – Dia 18
20h – Gravação do programa Fogo de Chão e shows de Alex Camboim, Os Serranos e Grupo Luz de Candieiro e apresentação do CTG Rincão das Coxilhas.
21h30min – Show com os Serranos
Quarta-feira – Dia 19
19h30min – Missa Crioula no CTG Porteira dos Pampas
19h30min – Gravação do Programa Gente da Terra
21h – Fandango com Grupo Nativo Serrano
Quinta-feira – Dia 20
9h30min – Desfile Farroupilha, com saída do Agrocenter Languiru
12h – Costelão no CTG Rincão das Coxilhas
14h – Fandango com Os Centauros
16h30min – Invernadas pré-mirim do CTG Porteira dos Pampas
17h – Baile com Toque de Vaneira
18h – Extinção da Chama Crioula
Sexta-feira – Dia 21
21h – Invernada juvenil do CTG Porteira Dos Pampas
21h30min – Encerramento e show de João Luiz Corrêa
Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br