Após 12 anos, competição retorna ao Vale do Taquari

Onase

Após 12 anos, competição retorna ao Vale do Taquari

Colégio Teutônia recebe evento nacional entre os dias 16 e 18

Após 12 anos, competição retorna ao Vale do Taquari
Teutônia

No período de 16 a 18 de setembro, o Colégio Teutônia (CT) sedia a 54ª Olimpíada Nacional da Rede Sinodal de Educação (Onase). Participam cerca de 300 competidores, com idades entre 12 e 17 anos de idade, distribuídos nas categorias pré-mirim, mirim e menor. Vindos de diversas regiões do RS e de Santa Catarina, os atletas disputam provas de atletismo, xadrez, vôlei e basquete.

Em 2006, o CT sediou a 42ª Onase. O melhor desempenho dos alunos de Teutônia foi na 48ª edição, em 2012, disputada em Lajeado – campeão geral. “Foram anos de dedicação, de investimentos, de treinos até alcançarmos esse resultado”, recorda o professor e treinador, Laudenor Brune, que trabalha na preparação dos atletas do CT faz mais de 24 anos. Desde 2011, ele conta com o apoio do professor e treinador Iurquen Roese.

18_AHORA

A expectativa para o desempenho da Equipe de Atletismo Teutônia/Colégio Teutônia/Languiru/Sicredi/Elegê neste ano é positiva. “Estamos nos preparando para fazer bonito como equipe competitiva com nossos atletas, assim como na organização como escola-sede. Estamos muito confiantes e sabemos das potencialidades dos nossos estudantes”, projeta Brune.

As disputas no atletismo ocorrem na Pista Atlética do CT, enquanto os jogos de xadrez serão no Auditório Central. Ao todo serão cerca de 50 provas, entre disputas de velocidade, de meio fundo e fundo, de campo e de xadrez. A arbitragem estará por conta da Federação de Atletismo do Estado do Rio Grande do Sul (Faergs).

A hospedagem dos atletas e dirigentes está sob responsabilidade do Colégio Teutônia, que conta com o apoio da comunidade para acolhida dos representantes de cidades distantes. Assim o evento também adquire um caráter de integração. “A cada ano, os nossos estudantes são hospedados em casas de família nos diversos eventos que participam, sejam eles esportivos, artísticos ou culturais. Agora chegou a nossa vez de dar uma resposta positiva nesse sentido”, comenta o diretor Jonas Rückert.

Histórico

A 1ª edição da Olimpíada das Escolas Evangélicas foi organizada pelo Colégio Sinodal de São Leopoldo, em 1954. Promovida pelo Departamento de Educação da IECLB, ocorria de dois em dois anos, com a disputa de todas as modalidades esportivas (basquete, vôlei, atletismo e xadrez). Assim foi até 1974, quando ficou decidido que sua realização seria anual, intercalando as modalidades de atletismo e xadrez para um ano e jogos coletivos (basquete e vôlei) para o ano seguinte.

Até 1983, participavam apenas escolas do RS, filiadas à IECLB, mas, a partir de 1984, tornou-se extensiva às escolas de Santa Catarina e do Paraná, também filiadas ao Departamento de Educação da IECLB, passando a chamar-se Olimpíada Nacional das Escolas Evangélicas (Onee). No ano 2000, na sua 36ª edição, a olimpíada recebeu sua terceira denominação: Olimpíada Nacional da Rede Sinodal de Educação (Onase).

Entre as cidades que mais vezes sediaram a competição, destaque para Santa Cruz do Sul, São Leopoldo, Lajeado e Joinville (SC).

Acompanhe
nossas
redes sociais