Placas erradas nas ruas

Lajeado

Placas erradas nas ruas

Em Lajeado, o governo estipula a instalação de mais 500 placas de rua. Algumas foram posicionadas com grafia incorreta. Departamento de Trânsito admite equívocos

Placas erradas nas ruas
Lajeado

O Departamento de Trânsito anuncia a intenção de instalar pelo menos mais 500 placas de identificação de vias públicas nos próximos meses. A demanda aumenta a cada novo loteamento aberto na cidade. Desde o início da atual gestão, outras 500 já foram instaladas em diversos bairros. Governo também corrige os nomes errados em alguns pontos.

Em maio do ano passado, o então coordenador do departamento, Carlos Kayser, anunciou o primeiro investimento na instalação das placas. Eram pelo menos 600 das 1,6 mil ruas da cidade sem qualquer identificação. Hoje, de acordo com números estimados pela administração, 850 ruas têm ao menos uma placa nas esquinas com a via principal.

Quem repassa os números é o assessor do setor de Trânsito, Sérgio Schneider. “O departamento realiza permanentemente a instalação de placas novas, a troca e adesivagem com nome de bairro e CEP nas já instaladas”, afirma. “Mas há muitas ruas que fazem cruzamento, sendo necessária a instalação de mais placas com a mesma denominação.”

Ainda de acordo com Schneider, o prazo para a instalação de novas sinalizações ainda depende do processo licitatório e de “codificação por parte do Correios em razão dos novos CEPs”. “Desde o inicio da atual gestão, já foram instaladas em torno de 500 placas. Com a criação de novos loteamentos e denominação de novas ruas, a demanda cresce continuamente”, salienta.

Em 2015, por exemplo, das 85 propostas encaminhadas pelos parlamentares, 48 tiveram como propósito a denominação de via pública, representando 56,4% do total. Entre os parlamentares, Sérgio Rambo, do PT, foi responsável por 21 das 48 solicitações encaminhadas no ano passado.

Nomes errados

O novo chefe do departamento, Vinícius Renner, garante que o setor analisará os casos em que os nomes das ruas foram inscritos com a grafia errada. Há casos nas esquinas da rua Natalício Heineck com av. Benjamin Constant, e entre as ruas Tiradentes e a Capitão Leopoldo Heineck. Na segunda, o nome foi escrito de forma incorreta: “Leoplodo”.

“Vamos alterar, sim”, garante Renner. Entretanto, o agente público alerta para a dificuldade encontrada pelos funcionários para a identificação de possíveis erros. “Particularmente não sei a grafia de todos os nomes”, observa. “E não temos como verificar tudo in loco”, acrescenta, solicitando auxílio para que os eventuais erros sejam informados ao departamento.

Adoção de placas

Lei autoriza a adoção de placas de identificação de ruas por empresas privadas. Basta solicitar autorização junto ao departamento. Para tal, todo o custeio do material precisa ser pago pelo empresário. A instalação é feita pelo governo e, como contrapartida, o patrocinador pode colocar o nome da empresa ou o slogan.

Rodrigo Martini: rodrigomartini@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais