A sessão desta semana da câmara de vereadores foi marcada pela posse de Débora Martins (MDB) como presidente da casa. Na noite dessa segunda-feira, 27, ela assumiu o cargo de forma interina devido à licença do chefe titular do Legislativo, Marco Wermann (PV).
Também de modo provisório, Wermann está no cargo de prefeito em razão das férias de Rafael Mallmann. O vice-prefeito, Valmor Griebeler, se licenciou do posto porque é candidato a deputado estadual.
Esta é a primeira vez na história do município que uma mulher ocupa a função máxima do parlamento. Ela ficará no cargo por 15 dias. Conforme Débora, apesar do curto período de tempo, a ocupação do cargo tem “grande valor simbólico” para reafirmar a plena capacidade das mulheres em cargos de alto escalão.
“É um período que reforça o que já venho trabalhando em meu mandato, que é a importância das mulheres se inserirem mais no contexto político e participarem mais das decisões”, afirma a parlamentar. Segundo ela, é lamentável que entre 13 vereadores de Estrela, ela seja a única representante do gênero feminino.
Conforme a presidente interina, é preciso evidenciar que as mulheres podem e devem ocupar, cada vez mais, espaços de poder. Além de motivar outras mulheres, sua passagem pelo cargo vai demonstrar também para os homens que a competência e a qualidade no trabalho são características que independem do gênero, acrescenta.
Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br