Um acidente de carro no dia 27 de abril de 2014 mudou a vida de Luciano Wanscher, 41. O morador de Lajeado iniciou no basquete no ano passado a convite da Associação de Deficientes Físicos de Lajeado (Adefil). “No começo achei que não ia dar certo, mas hoje não consigo me imaginar sem o esporte.”
Wanscher conta que o esporte ajudou muito na saúde e na qualidade de vida. “Desde que comecei, ganhei mais vitalidade e força. Hoje me viro sozinho na maioria das atividades do dia a dia.”
“Vão me ver jogar por muito tempo”
José Carlos Lourenço, o “Macau”, 60, é um dos atletas mais experientes do Blindados do Vale. Em 1994, teve uma perna amputada em decorrência de uma lesão durante a final do campeonato municipal de Roca Sales. “O basquete começou na minha vida em uma brincadeira para esquecer a gravidade da lesão.”
A adaptação na cadeira de rodas foi rápida e Macau começou a chamar a atenção de diversas equipes do país, circulando por times do RS e de SC. Disputou, inclusive, o campeonato brasileiro. “Hoje posso dizer que sou um cara vitorioso.”
Ele brinca dizendo que, se não fosse a lesão, nunca teria jogado basquete. “Na escola nunca joguei, seria um dos últimos esportes que escolheria.” Hoje, aos 60 anos, pretende seguir nas quadras. “Vão me ver jogando por muito tempo.”
![Jogos no Parque do Imigrante reuniram seis equipes de todo o RS](http://www.jornalahora.com.br/wp-content/uploads/2018/08/2018_08_28_Ezequiel-Neitzke_basquete-1.jpg)
Jogos no Parque do Imigrante reuniram seis equipes de todo o RS
O campeonato
A Adefil e o time Blindados do Vale promoveram no sábado a 4ª Copa Lajeado de Basquete em Cadeira de Rodas. Os jogos fizeram parte da terceira etapa do Circuito Gaúcho e reuniram seis equipes.
Saiba mais
A prática de basquete sobre rodas na região iniciou por meio de um projeto da Adefil, em 1994. Na época, o objetivo era incentivar a prática física, a inclusão e a integração entre os cadeirantes.
Após pedidos insistentes dos atletas, em 2007, a equipe formou uma parceria com a Univates e começou a participar de competições. O nome Blindados do Vale foi adotado em 2012 devido à vontade de vencer.
![Blindados do Vale foi a anfitriã da terceira etapa do campeonato estadual](http://www.jornalahora.com.br/wp-content/uploads/2018/08/2018_08_28_Ezequiel-Neitzke_basquete-2.jpg)
Blindados do Vale foi a anfitriã da terceira etapa do campeonato estadual
Resultados
1°– Aspede (Santa Cruz do Sul)
2° – Adau (Erechim)
3° – Cidef (Caxias do Sul)
4° – Brothers (Canoas)
5° – Leme (Novo Hamburgo)
6° – Blindados do Vale (Lajeado)