No início do ano letivo, os professores do Instituto Estadual de Educação Monsenhor Scalabrini lançaram o desafio de pesquisas e trabalhos artísticos para a composição da Mostra de Ciências e Artes (Mociar) que encerra hoje à tarde.
No total, são 30 trabalhos escolhidos para a mostra, um por turma, desde o 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Médio. Entre a arte e a ciência, uma das pesquisas do 6º ano, intitulada Do Ovo à Galinha, estudou o processo de desenvolvimento de um pintinho dentro do ovo.
Ontem à tarde, a primeira pintinha saiu do ovo depois de alguns dias de incubação e 40 minutos para quebrar a casca. O bichinho foi batizado de Alfa Mociar. O próximo a nascer, pela coloração da casca e formato do ovo, os alunos acreditam que seja um pintinho macho, e já escolheram o nome de Beta Mociar.
A mostra é uma atividade bienal, sendo intercalada com a Feira Regional do Livro e aberta ao público. Segundo a diretora Rosemeri Radaelli, o objetivo é fazer com que os alunos descubram talentos como em química, física e até mesmo nas artes e que o conhecimento transcenda as paredes das salas de aula.
No 3º ano do Ensino Médio, o projeto escolhido foi a equoterapia, que explica os benefícios da terapia com cavalos.
Já os alunos do 1º ano criaram o protótipo de uma minibobina que permitiria a produção de energia sem os fios de eletricidade espalhados pelas ruas da cidade.
Nas partes práticas, eles simularam um tornado feito com álcool, fogo e com o movimento direcionado do vento.
Bibiana Faleiro: bibiana@jornalahora.inf.br