Suspeito de matar pintor em 2010 vai a juri popular

Arroio do Meio

Suspeito de matar pintor em 2010 vai a juri popular

Conhecido por “Aleijadinho” é acusado de assassinar Milton Tonetti

Suspeito de matar pintor em 2010 vai a juri popular
Arroio do Meio

Está confirmado para a próxima terça-feira o júri popular de Rudinei da Silva Rios, 39, acusado de homicídio doloso ocorrido em novembro de 2010, no loteamento Glória. Conhecido na região pelo apelido de “Aleijadinho”, o réu já está recolhido ao Presídio Estadual de Arroio do Meio em decorrência de crimes ligados ao tráfico de drogas.

O julgamento de Rios inicia às 9h30min. Ele é o principal suspeito de matar o pintor, Milton Luiz Tonetti, 46, na madrugada do dia 3 de novembro de 2010. O corpo da vítima, que era pai de dois filhos, só foi encontrado no início da manhã daquele dia, nas proximidades de uma casa, na esquina entre as ruas Jorge Amado e Machado de Assis.

A cena do crime fica a poucos metros da escola de Educação Infantil do loteamento Glória e muito próximo à VRS-811, a estrada geral de Arroio Grande. Aquela região, segundo a Polícia Civil, costuma abrigar alguns traficantes de drogas no município.

Conhecido também por “Rudi”, o réu vai enfrentar o júri popular. Quem trabalha na acusação é o promotor de Justiça, André Prediger, titular de Encantado, e que está atuando como interino após a saída do agente do Ministério Público (MP) efetivo na cidade, Paulo Estevam Araújo, que deixou a comarca faz pouco mais de um mês.

Ficha policial

De acordo com o delegado da PC de Arroio do Meio, João Alberto Selig, o réu já foi considerado como um dos principais traficantes da cidade antes de ser recolhido ao sistema prisional. “Tem passagens por tráfico de drogas. Ele tem bastante broncas no nome dele. Outras condenações”, resume o policial.

Rios usa uma cadeira de rodas em função de um tiro na perna. O disparo que o acertou teria ocorrido dentro de um presídio da Região Metropolitana, durante um princípio de rebelião. Após a morte do pintor, em 2010, o réu foi notícia nas páginas policiais da região ao menos duas vezes.

Prisões

Em junho de 2014, Rios – então com 35 anos –, foi preso por tráfico de drogas no bairro Bela Vista. Conforme a BM, uma denúncia levou o policiamento até a casa do suspeito às margens da VRS-811. No local, havia cocaína, maconha e R$ 54 em dinheiro.

Três anos e cinco meses depois, em novembro de 2017, e já em liberdade, Rios foi preso novamente em Arroio do Meio. Desta vez, a abordagem da BM realizada no centro, por volta das 19h de um domingo, resultou na apreensão de uma pistola e grande quantidade de munição.

A abordagem ocorreu na rua Visconde do Rio Branco. O automóvel Vectra era conduzido por um adolescente de 17 anos. Rios estava na carona. No porta-malas do carro, os policiais encontraram dez cartuchos calibre 9mm intactos, 17g de maconha e três celulares. A arma, carregada, foi encontrada na residência do suspeito.

Rodrigo Martini: rodrigomartini@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais