Nunca é tarde para sair da frente da televisão ou das cadeiras do estádio e dar os próprios chutes a gol. Com a ideia de se divertir e cuidar da saúde, um grupo de pessoas se reúnem às quartas-feiras, das 16h às 18h, no campo do EC Americano/Coroas, para praticar uma atividade física.
Um dos mais experientes, Arisoli Belmonte, 77, diz que a idade não é empecilho para praticar esporte. “Sempre joguei bola e continuo com vontade de jogar, a idade nunca foi problema para mim, se precisar, fico o jogo inteiro, eu tenho gás.”
Representante comercial, ele conta que as atividades ajudaram muito no dia a dia. “Me sinto mais disposto, além de ser um momento para me reunir com os amigos e me divertir.”
Com pensamento semelhante, Nilton Gerevini, 72, pratica esportes desde jovem. Há 25 anos faz musculação em uma academia, além de jogar futebol duas vezes por semana – quarta-feira e sábado. “O esporte me dá mais disposição. Sempre falo para meus amigos, quando teu corpo pede, faça esporte. Esporte é essencial na nossa vida.”
Gerevini aconselha as pessoas a se movimentar. “A idade não é empecilho para nada, peço para que as pessoas coloquem um tênis, calção e pratiquem algum esporte.”
Já Adivi Secco, 56, salienta que, além de dar mais disposição, as atividades ajudam a dar mais qualidade de vida. “Sempre joguei futebol, então, chega uma certa idade, se tu não se cuidar, terá problemas, e os treinamentos estão ajudando muito a gente.”
Benefícios
Responsável pelos treinamentos, Roberto Ferreira, 63, conta que a primeira ideia era promover apenas um alongamento e depois os atletas iriam direto para o jogo. Mas optou por fazer um trabalho técnico/físico com bola durante uma hora e depois mais uma hora de jogo.
Ferreira relata que os participantes dos trabalhos às quartas-feiras levam vantagem nos jogos aos sábados, ganham em autoestima além de ter uma saúde melhor. “Muitos nunca tinham feito um trabalho assim, então, a gente nota de quem vem aqui tem mais mobilidade e qualidade técnica aos sábados.”
Outro ponto destacado por Ferreira é o convívio entre todos. “Chegamos aqui bem, temos que sair melhor do que chegamos, isso é lazer, não é competição.”
Aberto para a comunidade
Segundo o presidente da entidade, Reni Nunes Machado, o clube disputa todos os sábados jogos de veterano, máster e cinquentões. Esse último sempre atua em casa, e entre os sócios.
A ideia dos treinamentos surgiu devido à preocupação que muitos do grupo dos cinquentões tinham de se lesionar. Como a maioria do grupo é formada por aposentados, ou consegue conciliar com as atividades na empresa, surgiu a proposta de treinar em um dia da semana. “Apesar de ser apenas duas horas por semana, notamos a evolução das pessoas. Isso está fazendo a diferença na vida deles. A nossa preocupação é proporcionar qualidade de vida aos atletas.”
Machado ressalta que os treinamentos são abertos a comunidade. Interessados podem contatar pelo 9 9998-0296. Os valores variam de R$ 20 a R$ 30 por mês.
Saiba mais
O EC Americano Coroas consiste na fusão de dois times tradicionais de Lajeado. O Esporte Clube Americano, fundado em julho de 1958, e o Coroas, criado em 1972. Ambos surgiram com o objetivo de proporcionar qualidade de vida por meio do estímulo à prática de atividade esportiva e promover intercâmbio cultural com outros clubes nacionais e internacionais.
Com a aproximação, muitos passaram a ser sócios dos dois clubes. A ligação levou à criação do Esporte Clube Americano Coroas, sediado no então campo do Americano. O clube tem cerca de cem sócios.